Palestra de capacitação para funcionários de limpeza e conservação

Anônimo
31/07/2013 - 14:05 - atualizado em 21/03/2018 - 14:59

O Projeto de Gestão de Resíduos Sólidos - PGRS da Diretoria de Sustentabilidade Ambiental – DIRSU realizou no dia seis de maio, palestras de capacitação sobre coleta seletiva de resíduos sólidos para os funcionários terceirizados das áreas de limpeza e conservação. Foram abordados os temas: gestão de resíduos secos e úmidos e educação ambiental. Os eventos aconteceram simultaneamente nos Campi Umuarama e Santa Mônica onde participaram também os funcionários do Campus Educação Física e da ESEBA.

As palestras são parte de uma série de atividades que serão realizadas até o mês de dezembro pela equipe do PGRS. Entre os eventos estão previstos cursos, oficinas, seminários e outras palestras. O objetivo é informar e conscientizar a comunidade universitária sobre ações que podem minimizar os problemas ecológicos causados pela crescente produção de resíduos. De acordo com o geógrafo, Eunir Augusto, coordenador do projeto, afirma que as palestras serão realizadas mensalmente para atender aos critérios de sustentabilidade social do PGRS. “Considero fundamental capacitar os funcionários terceirizados da universidade, pois eles são essenciais para o sucesso do projeto”, comenta.

A aluna do curso de jornalismo e bolsista do PGRS, Letícia França, conta que as palestras para os funcionários promoveram além de um treinamento de capacitação orientações para a realização correta da coleta seletiva na universidade, um conteúdo de educação ambiental. “Explicamos a importância da separação adequada dos resíduos para as cooperativas, quando não há resíduos orgânicos junto com o material, o processo de reciclagem fica mais ágil, desperdícios são evitados e isso proporciona melhores condições de higiene para os cooperados. A coleta seletiva beneficia associações de catadores, gerando renda para famílias de baixa renda e garantia de trabalho mais digno”, conclui.

Texto: Letícia França (Estagiária de Graduação)

Foto: Rayane Pires (Estagiária de Graduação)