Gestão de resíduos biológico Infectantes, perfurocortante e carcaça de animal

UFU promove destinação ambientalmente adequada de seus resíduos perigosos
tuila.jesus@ufu.br
02/12/2019 - 11:25 - atualizado em 02/12/2019 - 11:27
O descarte adequado de resíduos é de extrema importância para a preservação do meio ambiente, e alguns materiais como os elencados nos grupos A (risco biológico), B (resíduos químicos), C (resíduos radioativos) e E (resíduos perfurocortantes) necessitam de mais atenção na hora do descarte.

A Universidade Federal de Uberlândia atende ao Decreto 12.305, que implica na destinação correta dos resíduos sólidos, com exceção dos radioativos que possuem uma legislação específica. Os materiais hospitalares e carcaças de animais são incinerados, e os demais autoclavados. A técnica em Laboratório de química, Cleuzilene Vieira da Silva, servidora pela Diretoria de Sustentabilidade da UFU, comenta que os materiais são devidamente descartados e que as empresas vinculadas à universidade enviam relatórios mensais com informações sobre o tratamento e destinação dos resíduos coletados.

As empresas responsáveis por essas destinações devem estar devidamente asseguradas em relação à cuidados ambientais, sendo a universidade responsável por averiguar se a mesma apresenta seus relatórios mensais e as licenças necessárias para dar continuidade em suas atividades.