Relembrar é Viver

A UFU Sustentável anuncia uma nova categoria em suas postagens
tuila.jesus@ufu.br
30/01/2020 - 14:16 - atualizado em 30/01/2020 - 15:40

A UFU Sustentável anuncia uma nova categoria em suas postagens!

Intitulada de "Relembrar é Viver", todas as quintas-feiras serão contempladas por trabalhos acadêmicos produzidos aqui na Universidade...

Os materiais serão coletados do Repositório UFU, relacionados à temática da sustentabilidade e postados nas redes sociais Facebook e Instagram.

Esta primeira publicação do Relembrar é Viver consta no site devido ao fato de ser introdutória e também uma homenagem. Nosso homenageado é Élisson Prieto, nosso primeiro Diretor de Sustentabilidade, uma importante personalidade tanto para a sustentabilidade quanto para a UFU.

Esperamos que desfrutem da proposta

Trabalho:

"Universidade Sustentável: Desafios e compromissos da educação e da gestão ambiental na Universidade Federal de Uberlândia, MG"

Clique aqui para visualizar o trabalho

Autor:
Élisson César Prieto

Confira o depoimento completo de Marlene Colesanti sobre nosso homenageado:

"Élisson César Prieto nasceu em Uberaba, mas foi criado em Uberlândia. Ingressou no cursou Bacharelado em Direito da UFU. Durante a graduação foi Coordenador de Ciências Humanas em 1999 do DCE-UFU, e Coordenador-Geral em 2000 e 2001.

Militante incrível, Élisson agregou compromisso político, seriedade, e habilidade de conciliação.

Élisson foi protagonista nos processos mais marcantes da UFU nas décadas de 2000 e 2010. Foi o representante dos estudantes na negociação do Regimento Interno da UFU, liderou a histórica campanha pela paridade nas eleições para Reitor, elaborou o regimento interno da Faculdade de Direito, além de inúmeros outros projetos do movimento estudantil que incluem a mudança da sede do DCE para o Campus Santa Mônica, a luta pela construção dos centros de convivência dentre outros.

Em 2003, retornou a Universidade para fazer mestrado no Programa de Pós-Graduação em Geografia do Instituto de Geografia, cuja dissertação envolveu um estudo profundo sobre a implantação de um novo campus universitário na Fazenda Glória. Em 2008 tornou-se docente da mesma Unidade. Neste mesmo período foi convidado pela Reitoria, para coordenar os estudos de implantação do Campus Glória.

Em 2009 iniciou o doutorado também no Instituto de Geografia. Nesta fase, seus estudos versaram sobre o Plano Diretor do novo Campus. Um projeto sensacional em todos os aspectos. Virtuoso desde o formato da sua concepção, pelos custos operacionais e pelos méritos de inovação e soluções inteligentes.

Trabalhou intensamente no Plano Diretor de Implantação do Campus Glória, pensando numa proposta inovadora e arrojada para construção de uma universidade funcional, com grande mobilidade e sustentável.

Por este projeto e pela sua trajetória, Élisson Prieto coloca seu nome ao lado de um grupo muito seleto de idealizadores e fundadores da Universidade Federal de Uberlândia e da própria cidade de Uberlândia. Faleceu muito jovem, aos 32 anos. Fora militante político, fiel católico, excelente pai, amigo, pesquisador e professor, e um grande batalhador de uma sociedade mais justa.

Convivi com ele de 2003 até seu último dia de vida. Fui sua orientadora no mestrado e doutorado, um momento de grande aprendizado."

Se você produziu ou conhece algum trabalho relacionado à sustentabilidade, entre em contato conosco pelas nossas redes sociais ou email:

sustentabilidade@prefe.ufu.br

#RelembrarÉViver