Projeto da Universidade Federal de Uberlândia propõe atividades sustentáveis em escola

Projeto construindo a cidadania na Escola Municipal José Marra da Fonseca incentiva educação ambiental e práticas sustentáveis.
ally.kalout@ufu.br
29/10/2021 - 15:40 - atualizado em 25/11/2021 - 17:26

A Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)desenvolveu o projeto de extensão “Construindo a Cidadania na Escola Municipal José Marra da Fonseca. Localizada no distrito de Cruzeiro dos Peixotos, na cidade de Uberlândia, tal proposta, almeja a realização de atividades que trabalhem a Educação Ambiental, como incentivo para a responsabilidade socioambientalo desenvolvimento sustentável e também a cultura empreendedora.

Fonte: Prefeitura Municipal de Uberlândia (PMU).

Por meio de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Docência na Educação Básica e Superior (GEPDEBS), o projeto de extensão teve início em 2019 e suas atividades foram desenvolvidas até o dia 31 de Julho de 2020.

As atividades de Educação Ambiental complementaram o currículo escolar dos(as) alunos(as), desde a educação infantil até o ensino fundamental. O projeto teve como objetivo criar espaços para reflexão sobre a relação entre preservação do meio ambiente e cidadania.

Além disso, o projeto também conta com a possiblidade de revitalização de espaços coletivos e implementando uma Horta Escolar, com a perspectiva de sensibilizar a comunidade para a importância do convívio harmonioso entre o ser humano e a natureza, aliando produção agrícola e desenvolvimento sustentável, além de demais atividades que visam o reaproveitamento de materiais recicláveis para construção e elaboração de artesanatos diversos.