Projeto Semeando Agroecologia promove o desenvolvimento rural

Ações possibilitam o desenvolvimento rural e buscam integrar comunidade e universidade.
ally.kalout@ufu.br
19/11/2021 - 15:17 - atualizado em 25/11/2021 - 17:12

A agroecologia é uma forma de desenvolvimento sustentável que busca uma perspectiva ecológica para as suas práticas. Assim, a agroecologia pode ser definida como  práticas de agricultura que incorporam questões sociais, políticas, culturais, energéticas, ambientais e éticas, incluindo a agricultura familiar. É importante observar que a agroecologia promove também autonomia e empoderamento dos trabalhadores rurais e se relaciona com o Objetivo do Desenvolvimento Sustentável(ODS) 2: Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.

Imagem: Milton Santos

O projeto de extensão “Semeando Agroecologia”, desenvolvido pelprofessora Ana Carolina Silva Siqueiroli, do  Instituto de Biotecnologia da Universidade Federal de Uberlândia, teve como objetivo o resgate, produção, multiplicação, armazenamento e distribuição de sementes crioulas para a agricultura familiar agroecológica, promovendo, assim, o desenvolvimento rural e social da região, a segurança e soberania alimentar. Foram beneficiados pelo projeto, agricultores familiares da região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, comunidades tradicionais, assentamentos e movimentos populares. Com atividades que visam a autonomia de pequenas comunidades agrícolas, o projeto se deu de agosto de 2019 até  junho de 2021. Uma das atividades  do grupo foi o trabalho com sementes de variedades crioulas.

Portanto, o projeto buscou estimular o uso dessas sementes possibilitando o resgate cultural das antigas gerações, a garantia da autonomia das famílias e a segurança e soberania alimentar.