Pesquisa de Opinião

Anônimo
02/08/2013 - 16:59 - atualizado em 21/03/2018 - 14:59

Planejamento sustentável da UFU tem colaboração da comunidade acadêmica

  

É preocupação da Universidade Federal de Uberlândia, incorporar a educação ambiental como valor cultural para disseminar conceitos sustentáveis, demonstrar a influência de cada pessoa para a qualidade do meio em que vive e consolidar a necessidade de realizar ações, preventivas, visando à formação de uma consciência ambiental atuante. 

O projeto "Formação de Agentes Ambientais", da Divisão de Assistência ao Estudante - DIASE/PROEX/UFU, em parceria com a Diretoria de Sustentabilidade Ambiental da Prefeitura Universitária, realizou no mês de outubro de 2011, uma pesquisa junto à comunidade universitária com entrevistas sobre questões ambientais na UFU. Foram entrevistadas 1232 pessoas sendo 896 estudantes, 224 técnicos administrativos e 112 professores. O questionário, elaborado pelo professor Élisson Prieto, que na época era diretor de sustentabilidade ambiental da UFU, foi construído com 30 perguntas, 28 fechadas e duas abertas, com o objetivo de levantar a opinião da comunidade universitária e registrar sugestões sobre a temática ambiental, para o planejamento futuro de ações sustentáveis na universidade.

Para aplicação do questionário foram mobilizados 28 bolsistas e três estagiários que trabalharam sob orientação da professora Rebecca Tavares e do próprio Prieto, para ajudar a construir esse importante instrumento de planejamento e participação da comunidade. Os resultados, que podem ser conferidos abaixo, serviram para orientar diversas ações acadêmicas e administrativas da Prefeitura Universitária em 2012 e para o planejamento de ações que estão sendo realizadas e elaboradas este ano.

 

QUESTIONÁRIO SOBRE SUSTENTABILIDADE NA UNIVERSIDADE

 

1. Qualifique seu interesse pelos assuntos relacionados com o Meio Ambiente?

A) Muito interessado                      B) Razoavelmente interessado

C) Pouco interessado                    D) Nenhum interesse                    E) Não sei

 

 

 

2. Qual ação para proteger o meio ambiente você toma no dia-a-dia?

A) Sim            B) Não                       C) Às vezes              D) Não sei

 

2.1. Economizo água

 

2.2. Economizo energia elétrica

 

2.3. Uso papel reciclável

 

2.4. Separo o lixo reciclável

 

2.5. Me desloco a pé ou de bicicleta

 

2.6. Converso com outras pessoas sobre práticas ecológicas

 

2.7. Participo de eventos ou atividades ligadas à causa ambiental

 

2.8. Compro produtos ecológicos

 

2.9. Reduzo o consumo de bens supérfluos

 

2.10. Planto árvores

 

2.11. Cuido de animais

 

3. A solução dos problemas ambientais, a seu ver, depende mais:

A) Das pequenas ações de todos, no seu dia-a-dia

B) Das decisões dos governos e das grandes empresas

C) Não sei

 

4. O que você acha da importância da formação ambiental nos cursos de graduação, para que os estudantes saibam como contribuir com a sustentabilidade:

A) Muito importante                        B) Importante                                   C) Pouco relevante

D) Irrelevante                       E) Não sei

 

5. Na sua avaliação, em sala de aula, com que frequência são tratados os assuntos ligados ao Meio Ambiente?

A) Sempre                            B) Com alguma frequência          C) Raramente

D) Nunca                              E) Não sei

 

6. Nas universidades, como deveriam ser abordados os assuntos ligados ao Meio Ambiente?

A) Em todas as disciplinas                                                           B) Como uma disciplina obrigatória

C) Como uma disciplina optativa                                    D) Em cursos específicos

E) Em eventos e outros projetos acadêmicos               F) Não sei

 

7. Com relação à Educação Ambiental quais ações sustentáveis você considera mais importantes para a UFU implementar (escolha 2 opções)

A) Organização de eventos periódicos sobre temas ambientais

B) Implantação de um Centro de Educação Ambiental

C) Criação de um site para divulgar as ações ambientais

D) Vistas técnicas dos estudantes a empresas e atividades relacionadas à sustentabilidade e preservação do meio ambiente

E) Utilização dos meios de comunicação da UFU (TV, radio, jornal) para campanhas em prol do Meio Ambiente

F) Existência de grupos de pesquisa interdisciplinares voltados para a temática sustentabilidade

G) Outra:

 

8. Como você avalia a atuação da UFU nas questões ambientais:

A) Bom                      B) Regular                C) Ruim                    D) Não sei

 

12. Na universidade você habitualmente:

A) Sim            B) Não                       C) Às vezes              D) Não sei

 

12.1. Desliga as luzes e ventiladores ao sair da sala

 

12.2. Desliga o monitor do computador quando faz uma pausa para descanso

 

12.3. Fecha a torneira de água da pia do banheiro quando a encontra ligada

 

12.4. Conversa com o colega quando percebe que ele poderia incorporar um hábito ecológico

 

12.5. Utiliza papel reciclado nas suas impressões

 

12.6. Imprime ou faz cópia da maioria dos documentos em frente-e-verso

 

13. Com relação às compras da UFU, você acha que a universidade deveria dar preferência a bens e produtos:

A) Com menor impacto ambiental                       B) Com maior qualidade

C) Com menor preço                                             D) Não sei

 

14. Se almoça com alguma frequência no Restaurante Universitário, você concorda com a introdução de verduras orgânicas (sem agrotóxicos) no cardápio?

A) Sim                       B) Não                       C) Não sei                D) Não almoço no R.U.

 

15. Você concorda com a substituição dos copos descartáveis por uma caneca plástica?

A) Sim, desde que seja gratuita               B) Sim, mesmo que tenha que pagar pela caneca

C) Não                                                          D) Não sei

 

16. Com relação ao Consumo quais ações sustentáveis você considera mais importantes para a UFU implementar (escolha 2 opções)

A) Uso do papel reciclado

B) Papéis reutilizados para fazer blocos de anotações/rascunhos

C) Torneiras com sensor/temporizador que diminuir o desperdício de água

D) Reutilização da água da chuva para limpeza e irrigação dos jardins e hortas

E) Lâmpadas e equipamentos de baixo consumo de energia

F) Material da limpeza sem químicos que agridam o meio ambiente

G) Outra

 

17. O que o desmotivaria a separar corretamente os resíduos nos coletores instalados nos câmpus da UFU hoje?

A) Longa a distância a percorrer até os coletores
B) Falta de higiene nos coletores

C) Tem dúvidas sobre a real eficácia dessa ação

D) Desconhece o processo de separação dos resíduos

E) Não me sentiria desmotivado a separar os resíduos

F) Outra:

 

18. O que você acha do número de lixeiras pela universidade?

A) Suficiente                        B) Insuficiente                     C) Não sei

 

19. Com relação ao Resíduos quais ações sustentáveis você considera mais importantes para a UFU implementar (escolha 2 opções)

A) Coleta seletiva dos resíduos recicláveis

B) Parceria com cooperativa local de catadores de materiais recicláveis

C) Compostagem do lixo orgânico dos restaurantes e lanchonetes

D) Descarte adequado dos resíduos e efluentes de laboratórios

E) Sacolas retornáveis, de papel ou oxibiodegradáveis nas lanchonetes e papelarias

F) Outra:

 

20. Como você avalia as áreas verdes e arborização dentro dos câmpus:

A) Bom                      B) Regular                C) Ruim                    D) Não sei

 

21. Você utiliza as áreas verdes e praças presentes na universidade para estudo, convivência e/ou descanso?

A) Sim                       B) Não                       C) Às vezes              D) Não sei

 

22. Com relação às Construções, quais ações sustentáveis você considera mais importantes para a UFU implementar (escolha 2 opções)

A) Áreas verdes e pavimentação para infiltração da água da chuva

B) Compra de mobiliário com madeira certificada

C) Telhado verde e sistema de captação de água de chuva

D) Ventilação e iluminação natural

E) Adoção de formas alternativas de obtenção de energia (biomassa, solar, eólica)

F) Acesso para deficientes físicos e pessoas com dificuldade de locomoção, como rampas e elevadores em todos os prédios

G) Outra

 

23. Como você se locomove com mais frequência para a UFU?

A) a pé                       B) de bicicleta                      C) de moto                D) de carro (próprio)

E) de carro (carona)                                               F) de van                  G) de ônibus                       

F)Outro:

 

APENAS PARA QUEM VEM DE CARRO

24. Se houvesse um incentivo à partilha de automóveis, você daria carona para outras pessoas?

A) Sim, daria carona ou deixaria meu carro para pegar carona com outras pessoas

B) Sim, mas só daria carona para outros

C) Sim, mas só pegaria carona com outras pessoas

D) Não pegaria carona nem daria

E) Não sei

 

PARA QUEM NÃO VEM DE CARRO

25. Se houvesse um incentivo à partilha de automóveis, você pegaria carona com outras pessoas?

A) Sim            B) Não                       C) Às vezes              D) Não sei

 

26. Se a universidade contasse com ônibus circulares entre os câmpus, você os utilizaria com que frequência?

A) Sempre                B) Às vezes              C) Raramente          D) Nunca      E) Não sei

 

27. Se a universidade contasse com sistema de empréstimo ou aluguel de bicicletas você as utilizaria com que frequência?

A) Sempre                B) Às vezes              C) Raramente          D) Nunca      E) Não sei

 

28. Com relação à Mobilidade quais ações sustentáveis você considera mais importantes para a UFU implementar (escolha 2 opções):

A) Incentivo às caronas                                        B) Empréstimo de bicicletas

C) Ciclovias, ciclofaixas e bicicletários              D) Cobrança de estacionamentos

E) Ônibus circular                                                  F) Melhoria das calçadas e passeios

G) Outra