Laboratório de Resíduos Químicos (LRQ)

Anônimo
07/08/2013 - 17:58 - atualizado em 19/12/2018 - 10:33

Laboratório de Resíduos Químicos (LRQ)

 
A Prefeitura Universitária, a partir de sua Diretoria de Sustentabilidade Ambiental, oferece à comunidade acadêmica o Laboratório de Resíduos Químicos (LRQ), situado no Bloco 5J do Campus Santa Mônica. A edificação construída com aproximadamente 100 m² (cem metros quadrados), está apta a destinar os resíduos químicos, produzidos nos laboratórios da área acadêmica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), reduzindo e até eliminando os impactos ambientais e a contaminação de recursos naturais.
 
A equipe do LRQ é atualmente dirigida por Nelson Barbosa Júnior e composta por dois técnicos administrativos;  Cleuzilene Vieira da Silva (técnica de Química) e o Júlio César Costa (técnico Ambiental). O LRQ conta também com estagiários de graduação.
 
Junto com outros membros da DIRSU, parte da equipe do LRQ construiu, durante a primeira metade de 2013, e apresentou, no dia 07 agosto do mesmo ano, o Manual para Gerenciamento de Resíduos Químicos da Universidade Federal de Uberlândia.
 
O manual apresenta diretrizes que auxiliam na realização de uma gestão eficiente e eficaz dos resíduos químicos, provenientes de extensão e pesquisa, gerados na Universidade.
 
O arquivo contendo o Manual para Gerenciamento de Resíduos Químicos da UFU pode ser encontrado no final desta página.
 
Diagrama de Hommel
 

O preenchimento das etiquetas e utilização como rótulos devem ser feitos de acordo com as instruções contidas no Manual de Gerenciamento de Resíduos Químicos da UFU. O documento foi lançado no ano de 2014 e serve como guia orientador para a manipulação, segregação, e descarte de resíduos químicos e microbiológicos.

O objetivo da rotulagem de produtos químicos e microbiológicos é minimizar riscos de acidentes e descarte inadequado, por meio da identificação e caracterização dos frascos de acordo com sua periculosidade.

 

Fonte da imagem: Scielo

 

Para solicitar o agendamento para entrega de resíduos químicos, o responsável pelo laboratório deve preencher a ficha para solicitação, caracterização e entrega de resíduos químicos, após o preenchimento, o responsável receberá a ficha no e-mail cadastrado e deverá seguir os passos demonstrados abaixo:

 

Os frascos de resíduos devem estar em caixa lacrada cada um com sua respectiva identificação (modelo de rótulo contido no fim da página) e a caixa em si identificada com o Diagrama de Hommel do resíduo mais perigoso.