Agentes Ambientais

Anônimo
31/07/2013 - 01:42 - atualizado em 06/02/2015 - 14:34
Agentes Ambientais
 
 
Um parceiro importante das ações ambientais na UFU foi o projeto “Formação de Agentes Ambientais”, uma iniciativa da Divisão de Assistência ao Estudante da UFU (DIASE), no âmbito do Programa de Incentivo à Formação de Cidadania, objetivando a formação de estudantes de graduação como Agentes Ambientais, por meio da sua capacitação em aulas e encontros e da execução de atividades práticas de projetos para a gestão ambiental da UFU.
 
Em duas edições do projeto, ocorridas em 2010 e 2011, 48 estudantes de graduação de 21 cursos diferentes da UFU receberam uma formação teórica e elaboraram propostas de ações sustentáveis para a universidade:
 
-Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos;
-Reuso da Água nas edificações universitárias;
-Implantação do Centro de Educação Ambiental da UFU;
-Ações sustentáveis no Campus Pontal;
-Parque do Goiabal em Ituiutaba;
-Licitações e Compras Sustentáveis;
-Mobilidade Sustentável e Áreas Verdes;
-Agenda Ambiental (programa de Educação Ambiental).
 
O projeto "Formação de Agentes Ambientais", da Universidade Federal de Uberlândia, fez parte do Programa de Incentivo à Formação de Cidadania – “Profissional Cidadão”, uma iniciativa da Divisão de Assistência ao Estudante (DIASE/UFU) que, atuando em conjunto com entidades estudantis, grupos PET, núcleos e grupos de estudantes, desenvolve ações educativas por meio de eventos, cursos e oficinas de formação ampliada na perspectiva de exercício de cidadania e qualificação profissional. Nesse projeto, a diretriz de atuação é a formação de estudantes de graduação como Agentes Ambientais, por meio da sua capacitação em aulas e encontros e da execução de atividades práticas de projetos voltados à elaboração de uma agenda ambiental para a UFU.
 
O objetivo era propiciar a formação continuada e o preparo para o exercício profissional com responsabilidade social, preocupação ambiental e consciência cidadã, incentivando os estudantes de graduação da UFU a uma tomada de consciência sobre conhecimentos, valores e atitudes necessárias para defender práticas ambientais na UFU, que podem e devem ser experimentadas na sociedade e visando à redução ou à eliminação de impactos ambientais negativos, provocados por atividades administrativas ou operacionais da universidade.
 
A formação de Agentes Ambientais é uma oportunidade de unir estudantes com interesse nas questões ambientais para discutir e propor ações a serem implementadas na universidade, voltadas para a gestão sustentável dos campi, como o consumo racional de insumos, recursos, serviços e resíduos (água, energia elétrica, os espaços construídos, telefonia, transporte, resíduos sólidos, laboratoriais, sanitários e de saúde), implementação de projetos de arborização, iluminação, ajardinamento, recuperação de passeios e áreas de circulação e criação de novas áreas de lazer e de convivência, dentre outros.
 
Em 2010, o projeto foi criado. E no ano seguinte, foram selecionados vinte estudantes dos campi de Uberlândia. Os alunos participaram de Curso de Formação, assistindo aulas que abrangeram diversos conteúdos da área de meio ambiente e sustentabilidade, e de atividades práticas em projetos, elaborando novas iniciativas (“Agenda Ambiental da UFU” e “Programa de Educação Ambiental”) ou implementando ações elaboradas pela turma anterior (“Gestão de Resíduos Sólidos”, “Licitações e Compras Sustentáveis” e “Mobilidade Sustentável”). A realização destes projetos teve a participação de outros doze agentes ambientais que participaram da primeira edição do projeto.