Geoprocessamento

Anônimo
31/07/2013 - 21:31 - atualizado em 07/03/2014 - 17:13

A sustentabilidade está diretamente ligada aos aspectos ambientais, econômicos, sociais e culturais da sociedade, tendo como principal objetivo fazer com que o homem supra todas as suas necessidades socioeconômicas sem prejudicar o meio ambiente. Diante disto, a Diretoria de Sustentabilidade Ambiental criou a Equipe de Geoprocessamento, que  desenvolve um trabalho de levantamento de dados geoespaciais da universidade.

Assim, a equipe de Geoprocessamento da DIRSU, atua no levantamento de dados geoespaciais, com o intuito de auxiliar no planejamento do consumo de água, energia e gestão de áreas verdes, propondo iniciativas que buscam a redução do lixo e promovem práticas sustentáveis.

O Geoprocessamento é um importante aliado nas etapas de levantamento de dados e no diagnóstico do problema. As tomadas de decisão, relacionadas à sustentabilidade, nos campus da UFU podem ser melhoradas com a utilização de informações georreferenciadas, quantificando e localizando as informações desejadas.

A utilização do SIG (Sistema de Informações Geográficas) permite maior eficiência para se trabalhar com uma grande quantidade de informações, além de uma fácil gestão e armazenamento de dados geográficos e de permitir respostas em tempo real.

Através da utilização do GPS, que é um receptor de informações dos satélites, e essas informações obtidas são passadas para o software QuantumGis, uma importante ferramenta onde são criados os mapas, facilitando o manejo das informações levantadas.

Confira abaixo alguns dos mapas desenvolvidos pela equipe de geoprocessamento da DIRSU, que já auxiliam no planejamento e gestão ambiental da  UFU:

Desenvolvimento: Angélica Borges, Douglas Serato, Eunir Augusto, Libya Meira e Vinícius Peripato.