Campus Glória

31/07/2013 - 21:38 - atualizado em 15/02/2016 - 17:21
Campus Glória

Mapa do Campus Glória

A área do Campus Glória – atualmente conhecida como “Fazenda do Glória” – tem na diversidade da natureza seu maior atrativo. É uma fazenda experimental e comercial, mas ao mesmo tempo, uma reserva de vegetação e animais silvestres, com córregos, represa e paisagens naturais. Há a presença marcante de vegetação e água, com espécimes de fauna e flora bem representativos do Cerrado. No local, estão as nascentes do córrego do Glória – que dá nome a toda a fazenda e é um dos afluentes da margem direita do Rio Uberabinha. A área possui ainda uma extensa reserva de proteção, composta de Área de Preservação Permanente (APP) e Reserva Legal de vegetação nativa (RL). Apesar de os aspectos físicos de exuberância predominarem, eles contrastam com a existência de espaços degradados e inutilizados.

Em abril de 2010, a Comissão de Desenvolvimento Físico-Ambiental da UFU apresentou diretrizes para ocupação de espaços físicos que se aplicam ao Campus Glória, tais como: definição de parâmetros a fim de a fim de manter a qualidade físico-ambiental; nos estacionamentos, preferência para pisos que permitam intercalar forração vegetal e plantio de espécies arbóreas nativas; e equilíbrio entre as áreas construídas e espaços vazios.

Projeto do Centro de Engenharias do Campus Glória

Em outubro do mesmo ano, foi realizado o workshop “Reflexões sobre Sustentabilidade em Campus Universitários”, que teve como objetivo delinear caminhos e linhas de pensamento para uma implantação planejada do Campus Glória. O evento visou, de forma participativa, discutir a aplicação de práticas de sustentabilidade ambiental na implantação de novos campi, buscando a interação e o consenso entre os diferentes grupos sociais da comunidade universitária e da região de Uberlândia.

Em abril de 2011, foi divulgado o Plano Diretor Físico-Territorial do Campus Glória. O texto traz, entre outras informações, uma síntese do Estudo de Impacto Ambiental e o Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) e do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) elaborados pelas empresas juniores Terra Consultoria (do curso de Geografia) e MinasBio Consultoria Ambiental (do curso de Ciências Biológicas) com o apoio de professores colaboradores e estudantes bolsistas. O Plano Diretor também apresenta diretrizes e propostas, entre elas:

• Elaboração de plano de manejo das áreas de preservação permanente e reserva legal;
  • Criação de corredor ecológico e cinturão verde;
  • Monitoramento da fauna, recuperação ambiental das áreas degradadas e manutenção da vegetação existente;
  • Criação de parque universitário com praças e áreas de convivência;
  • Gerenciamento de resíduos sólidos;
  • Implantação de programa de Educação Ambiental;
  • Uso sustentável dos recursos hídricos, incluindo reutilização da água e aproveitamento de água das chuvas;
  • Implantação de sistema de drenagem de águas pluviais;
  • Tratamento do esgoto, de efluentes laboratoriais e de resíduos líquidos especiais;
  • Instalação de telhados verdes, turbinas eólicas, painéis solares e usina de bioenergia;
  • Integração com transporte público, criação de transporte de sistema de transporte próprio e incentivo ao uso de bicicletas;
  • Plantio de árvores e criação de áreas verdes por todo o campus;
  • Exigência de padrões sustentáveis para a execução de obras.

Projeto do Centro Esportivo do Campus Glória

No segundo semestre de 2011, foi realizado o “Concurso de Ideias Sustentáveis para o Campus Glória”, direcionado a estudantes de graduação e pós-graduação. O concurso tem como objetivo estimular os futuros profissionais a proporem soluções e ideias inovadoras, relacionadas à Sustentabilidade, destinadas a campus universitários, contribuindo para o planejamento desse tipo de espaço urbano e estimulando a produção e o desenvolvimento de novas alternativas tecnológicas ou de gestão universitária. A ideia vencedora foi de Frederico Cardoso Oliva, com o projeto “Bicicletas do Glória”. O ganhador recebeu um computador netbook e vagas em cursos ou eventos contratados pela UFU sobre Sustentabilidade.

Em setembro, o Conselho Universitário aprovou, por meio da Resolução nº 22/2011, o Plano Diretor do Campus Glória, definindo, por meio de zoneamento ambiental, áreas que deverão receber atividades de manutenção, recuperação, pesquisa, contemplação, lazer e recreação, destinadas à preservação das áreas verdes existentes e futuras e dos cursos d’água e barragem, além de proporcionar bem-estar e qualidade de vida aos usuários do campus.
                      Projeto do Centro de Ciências Agrárias do Campus Glória

Saiba mais no site do Campus Glória