UFU participa de seminário ambiental promovido pela AMVAP

Anônimo
30/08/2013 - 17:14 - atualizado em 21/03/2018 - 14:59

O 1° Encontro de Meio Ambiente do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, realizado dia 30 de agosto na sede da AMVAP, em Uberlândia, contou com a participação de mais de 150 pessoas de 30 municípios. Na plateia havia pesquisadores, secretários de meio ambiente, prefeitos e outros representantes das cidades da região. Os expectadores puderam, além de agregar conhecimento com as palestras, trocar experiências entre si e interagir com os palestrantes por meio de perguntas e sugestões.

Organizado pelas secretarias municipais de Meio Ambiente de Uberlândia e Uberaba, o seminário teve como objetivo discutir os principais problemas e soluções na área ambiental das cidades da região e a importância do tema na atualidade. A programação abrangeu temas como; conflitos jurídicos e legislação, boas práticas de sustentabilidade e tendências da área ambiental.

A UFU tem cerca de 1800 professores, 3.500 servidores e 23 mil alunos. A maior parte dos municípios brasileiros tem o número de habitantes inferior ao da comunidade acadêmica da universidade.

 Assim como em uma cidade, há referente aos campi, precauções, medidas e ações que devem ser tomadas para a conservação e conscientização ambiental como: ações educativas; mobilidade e acessibilidade; licitações e compras sustentáveis; combate ao desperdício de água e energia elétrica; compensação de emissão de gases de efeito estufa e gestão e descarte adequado de resíduos sólidos, úmidos, provenientes de jardinagem, químicos e hospitalares. Por este motivo a UFU foi convidada pela AMVAP a enviar um representante para compor a mesa de abertura do evento.

Euclídes Araújo, diretor da DIRSU - Diretoria de Sustentabilidade Ambiental da Prefeitura Universitária da UFU representou a instituição no seminário. De acordo com Euclídes a participação no evento contribui para o aperfeiçoamento dos conhecimentos e métodos de trabalho, tanto para municípios quanto para instituições.

“A Universidade tem muito a contribuir com a comunidade externa por meio de pesquisas e projetos de extensão. Um bom exemplo de parceria entre a UFU e a Prefeitura Municipal a favor do meio ambiente é o projeto de implantação do VLT – Veículo Leve Sobre Trilhos em Uberlândia. Este modelo de meio de transporte em massa além de ser sustentável pode contribuir para solucionar problemas de trânsito e mobilidade urbana”, explica o diretor.

Outras edições do seminário devem acontecer a cada seis meses. O próximo encontro será em Uberaba, ainda sem data definida.


Texto: Letícia França (Estágiária de Graduação)

Fotos: Araípedez Luz

Fonte das imagens: Agência de Notícias - Prefeitura de Uberlândia