Forum de Economia Verde é apresentado em Uberlândia

Anônimo
06/09/2013 - 18:04 - atualizado em 21/03/2018 - 14:59

Adotando o conceito de sustentabilidade em termos financeiros, sociais, ambientais e éticos o Fórum de Economia Verde vai, entre outras ações, reconhecer por meio do “Selo Verde” empreendimentos e bairros que adotarem práticas sustentáveis. Uma premiação será também concedida aos projetos acadêmicos que incentivarem esse tipo de iniciativa.

A apresentação do Fórum aconteceu dia 5 de setembro, na Sala de Reuniões do Gabinete do Prefeito. Entre os presentes estavam o prefeito Gilmar Machado, secretários municipais, representantes de todas as instituições superiores de ensino com unidades no município, estudiosos da área, membros de organizações do terceiro setor e representantes dos moradores de Uberlândia.

“Fico feliz que os secretários tenham percebido a necessidade de unir forças para um bem comum. Mais feliz ainda de envolver  as instituições acadêmicas e valorizar boas ideias dos estudantes. Não tem como estabelecer limites para as questões ambientais. Não adianta cuidarmos de nossa cidade se nossos vizinhos não o fizerem. Por isso, a parceria e ações conjuntas são necessárias. Certamente queremos ter uma cidade organizada e estruturada, deixando o melhor para as próximas gerações”, disse o prefeito Gilmar Machado.

A proposta é fortalecer o relacionamento entre as instituições de ensino superior e a Administração Municipal, adotando o conceito de sustentabilidade em termos financeiros, sociais, ambientais e éticos.

O projeto envolve as Secretarias de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico e Turismo e de Agropecuária e Abastecimento e será gerido por um comitê com a participação de representantes das 11 instituições de ensino superior de Uberlândia (UFU, IFTM, Uniminas, FPU, ESAMC, Unitri, Pitágoras, Uniube, Unipac, Uniessa e Católica). Ao comitê cabe planejar as ações do Fórum

“A estimativa é que Uberlândia tenha mais de 40 mil estudantes universitários. Como uma cidade educadora, temos que incentivar e premiar aqueles alunos que desenvolvem projetos que contribuem para qualidade de vida de todos. Outra forma de promover uma vida sustentável, é premiar os bairros e empresas que apresentam melhores resultados sustentáveis”, destacou o secretário municipal de Meio Ambiente, Hélio Mendes.

A UFU é representada pelo diretor da DIRSU – Diretoria de Sustentabilidade Ambiental, Euclídes Honório de Araújo, e pelo coordenador de planejamento e gestão ambiental, Eunir Augusto Reis.

Euclídes de Araújo afirmou sentir grande satisfação em participar da apresentação do Fórum de Economia Verde, junto com representantes de todas as outras Instituições de Ensino Superior da cidade e dos poderes executivo e legislativo de Uberlândia.

“Este fórum é a oportunidade de incentivarmos nossa comunidade acadêmica, professores alunos e técnicos administrativos a contribuírem com trabalhos voltados para a área ambiental. Tais trabalhos poderão auxiliar na resolução de problemas ligados ao meio ambiente e que muitas vezes requerem soluções simples e baratas”, Explicou o diretor.

Entre os temas debatidos destacam-se urbanização, mobilidade, economia e finanças, energia e clima, água e ecossistemas, agricultura e alimentação, desenvolvimento social, gestão de resíduos e gestão ambiental na administração pública. O objetivo do Fórum e das premiações é incentivar e fortalecer a cultura de sustentabilidade e as parcerias entre as instituições acadêmicas e o poder público, aumentando a consciência sobre a urgência da adoção de práticas em larga escala.

 


Texto: Letícia França (Estagiária de Graduação)

Fotos: Eunir Augusto - DIRSU e Daniel Nunes SECOM/PMU