Resíduos

Anônimo
31/07/2013 - 00:53 - atualizado em 16/08/2017 - 10:26

Coleta Seletiva de Resíduos Sólidos

 
O que é Coleta Seletiva?
 
É a coleta dos resíduos (lixo) que podem ser reutilizados depois de descartados, separados de forma adequada na hora em que for descartado (jogado fora), e esses resíduos serão destinados às associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis, que podem ser reutilizados.
 
“Mais de 50% do que chamamos lixo e que formará os chamados “lixões” é composto de materiais que podem ser reutilizados ou reciclados. O lixo é caro, gasta energia, leva tempo para decompor e demanda muito espaço. Mas o lixo só permanecerá um problema se não dermos a ele um tratamento adequado. Por mais complexa e sofisticada que seja uma sociedade, ela faz parte da natureza” (Fonte: Projeto Reciclar - UFV)
 
Vamos praticar os 3 R's?
 
Reduzir: É preciso diminuir a quantidade do lixo e consumir apenas o necessário. Assim, você evita o desperdício e melhor seus hábitos de consumo.
Reutilizar: Você coloca os produtos de volta à fabricação. Materiais como papéis, vidros e embalagens plásticas são reaproveitados em tarefas diferentes das originais.
Reciclar: O material recolhido é totalmente transformado, servindo de matéria-prima para a criação de novos produtos.
 
Como è feita a coleta seletiva na UFU? 
 
A Coleta Seletiva de resíduos sólidos na Universidade Federal de Uberlândia foi implementada com a participação voluntária de professores, técnicos-administrativos, estudantes e principalmente funcionários que coordenam o recolhimento dos materiais nos prédios, possibilitando não só a geração de renda para famílias de baixa renda, a preservação do meio ambiente do descarte inadequado de resíduos, mas também conscientizando, sensibilizando e mobilizando a comunidade universitária em favor dos valores e atitudes ambientalmente adequados.
 
Os coletores para separação dos resíduos na origem foram instalados em dois tipos:
     
                                   - Cor CINZA: LIXO ÚMIDO (orgânico ou não reciclável)                        -  Cor VERDE: LIXO SECO (inorgânico ou reciclável)  
 
   
Todo o Lixo Seco (papéis, plásticos, metais, vidro) deve ser ensacado em sacos verdes ou azuis, que serão levados a um Ecoponto, onde fica armazenado até a retirada pelas associações e cooperativas participantes do projeto.

 

 
 
 
Para quem destinar os resíduos? 
 
Todos os órgãos públicos são obrigadas a destinar os seus resíduos recicláveis – papel, plástico, metal, vidro, etc - para associações e cooperativas de catadores, formadas por pessoas de baixa renda. Essa é uma determinação do Decreto Federal n.º 5.940, de 2006, que instituiu a Coleta Seletiva Solidária. As empresas contratadas foram a Associações de Catadores e Recicladores de Uberlândia (ACRU) e Cooperativa dos Recicladores de Uberlândia (CORU).
 
Outros resíduos:
 
  1. Os resíduos domésticos e comerciais depositados em áreas externas aos blocos da UFU são separados em seco e úmido. O resíduo seco é enviado para cooperativas de catadores e recicladores. O resíduo úmido, junto com a parcela ainda não segregada de seco, por enquanto, é coletado pelo setor de serviços urbanos da cidade e levado ao aterro sanitário municipal. Estão sendo realizados estudos de viabilidade tanto para a separação de resíduos nas áreas internas dos blocos, quanto para construção de usina de compostagem da universidade.
  2. A UFU possui um Laboratório de Resíduos Químicos (LRQ) que está apto a receber para tratamento e/ou armazenamento de resíduos químicos, produzidos nos laboratórios da área acadêmica da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), reduzindo os impactos ambientais e a contaminação de recursos naturais.
  3. A UFU conta também com o Manual para Gerenciamento de Resíduos Químicos da Universidade. O documento apresenta diretrizes que auxiliam na realização de uma gestão eficiente e eficaz dos resíduos químicos, provenientes de extensão e pesquisa, gerados na Universidade.
  4. 75 coletores de pilhas e baterias foram distribuídos em todos os Campi da UFU em Uberlândia e também nos Campi da Universidade em Ituiutaba, Monte Carmelo e Patos de Minas. Os recipientes foram afixados próximos às secretarias dos cursos, nas bibliotecas, nos setores de atendimento aos alunos, na Escola de Educação Básica e em áreas administrativas de maior movimento. Os coletores podem ser usados por toda a comunidade universitária, bem como pelos frequentadores da Universidade. Após a coleta, os resíduos são encaminhados à empresa especializada e licenciada pelos órgãos ambientais para tratamento e descarte. O direito de prestação do serviço foi conquistado por meio de licitação pública efetuada pela UFU para este fim.
  5. Uma parceria feita entre a UFU e a Secretaria Municipal de Saúde garante que a DITRA – Divisão de Transportes da UFU receba visitas bimestrais de agentes do Centro de Controle de Zoonoses e que nessas ocasiões sejam recolhidos os pneus inservíveis usados pelos veículos da Universidade. Antes da parceria o descarte dos pneus da instituição era deixado a cargo do prestador de serviço, que efetuava a troca dos mesmos, porém não havia como ter certeza de que eram adequadamente acondicionados e se cumpriam o ciclo final da logística reversa. Agora a UFU recolhe esses pneus, mantém em local seco e entrega mensalmente aos agentes de saúde da cidade, que levam os materiais ao Ecoponto do Distrito Industrial, na zona norte de Uberlândia. O depósito pertencente à Prefeitura de Uberlândia recebe cerca de 900 pneus, por dia, que são periodicamente retirados pela Reciclanip, entidade mantida pela Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP) que se encarrega de finalizar a logística reversa.
  6. Ao trocar uma lâmpada fluorescente no espaço físico da UFU o funcionário do setor de manutenção encaminha a mesma para um dos depósitos onde elas são acondicionas até que sejam recolhidas pela empresa especializada e licenciada pelos órgãos ambientais para tratamento e descarte. O direito de prestação do serviço foi conquistado por meio de licitação pública.
  7. Os resíduos de construção são separados e os que ainda apresentam possibilidade de utilização são armazenados e reaproveitados na própria universidade. O entulho restante é coletado por uma empresa que realiza a reciclagem desses materiais.
  8. Para garantir a logística reversa dos cartuchos para impressoras, o termo de referência foi modificado, em 2014, e passou a incluir a obrigatoriedade de recolhimento dos cartuchos usados pela empresa fornecedora de cartuchos novos. O documento obriga também que a empresa ganhadora da licitação possua certificados ambientais necessários para realizar o recolhimento, o transporte e a destinação ambientalmente adequada.
  9. As trocas de óleos lubrificantes dos veículos da universidade só são realizadas em concessionárias ou oficinas que possuam certificação ambiental que garanta a segurança ambiental do armazenamento, transporte e destinação.
  10. Os resíduos hospitalares estão sob a responsabilidade da Comissão de Gerenciamento de Resíduos dos Serviços de Saúde do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (Cogerss/HC-UFU) que trabalha diariamente, para garantir a segregação, tratamento, acondicionamento e transporte adequado dos resíduos gerados.