Curso de Capacitação em Desenvolvimento Sustentável

Anônimo
16/10/2013 - 17:47 - atualizado em 21/03/2018 - 15:00

A Prefeitura Universitária (PREFE), por meio de sua Diretoria de Sustentabilidade Ambiental (DIRSU) e em parceria com a Divisão de Capacitação (DICAP), promove o 1° Curso de Capacitação em Desenvolvimento Sustentável para Técnicos Administrativos. O curso é constituído por 40 horas que contribuem para a progressão de carreira.

As aulas, que tem início dia 29 deste mês, acontecem as terças e quintas-feiras entre 13:30 e 17:30 horas. Haverá um total de 10 aulas, sendo a última, dia 28 de novembro.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 23, quarta-feira. Serão disponibilizadas 25 vagas para servidores técnicos administrativos de todas as unidades acadêmicas e administrativas.

Para ser aprovado nas ações de capacitação, o participante deverá obter frequência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) da carga e 70% (setenta por cento) de aproveitamento. Cabe à DICAP emitir declaração de conclusão, ou expedir e registrar certificados de conclusão do curso, em concordância com a Programação Anual de Capacitação – 2013 da Pró-Reitoria de Recursos Humanos.

O curso conta com a colaboração de nove professores e especialistas em diferentes áreas do conhecimento, pois o estudo do meio ambiente é uma grande área que comporta diferentes profissionais. Os eixos temáticos ministrados serão divididos em módulos com aulas expositivas, debates e pela realização de uma simulação em segurança do trabalho na universidade.

 

Conteúdo:

O Meio Ambiente e as principais questões ambientais;

Educação Ambiental e hábitos ecológicos;

Ecologia e qualidade de Vida;

Legislação e gestão ambiental;

Agenda 21 e A3P (Agenda Ambiental na Administração Pública);

PNRS (Política Nacional de Resíduos sólidos);

PGRS (Plano para Gerenciamento de Resíduos Sólidos);

Áreas verdes e espaços livres;

Preservação da água;

Eficiência energética e fontes alternativas;

Sustentabilidade no projeto e nos espaços construídos;

Mobilidade sustentável.

Uso racional dos recursos;

Qualidade de vida no ambiente de trabalho;

Observância do “tripé ambiental” (econômico, ambiental e social) em compras e licitações.

 

A iniciativa vem com o intuito de ampliar o conhecimento teórico/prático, sensibilizar para questões de sustentabilidade e colaborar para uma melhor preservação dos recursos naturais e conservação do meio ambiente, com a perspectiva de agregar valor à vida profissional e pessoal do servidor. Todas as ações humanas interferem no meio ambiente e podem provocar alterações que afetam principalmente os diretamente ligados ao ambiente próximo.

De acordo com as diretrizes de responsabilidade socioambiental do Ministério do Meio Ambiente, “a capacitação é uma ação que contribui para o desenvolvimento de competências institucionais e individuais nas questões relativas à gestão socioambiental e, ao mesmo tempo, fornece aos servidores oportunidade para  desenvolver habilidades e atitudes para um melhor desempenho de suas atividades, valorizando aqueles que  participam de iniciativas inovadoras e que buscam a sustentabilidade. Os processos de capacitação promovem ainda um acesso democrático à informações, novas tecnologias e troca de experiências, contribuindo para a  formação de redes no setor público”. Fonte: mma.gov.br

Inscreva-se aqui

 


Texto: Letícia França (Estagiária de Graduação)