UFU debate a educação ambiental na infância e pré-adolescencia

Anônimo
11/12/2013 - 11:48 - atualizado em 21/03/2018 - 15:00

A 1ª Mesa Redonda Sensibilização Ambiental Infantojuvenil acontece na próxima terça-feira, dia 17 de dezembro, nos auditórios C e D do bloco 5º do Campus Santa Mônica. O evento é promovido pela DIRSU – Diretoria de Sustentabilidade  Ambiental da Prefeitura Universitária da UFU, em parceria com a OPA – Organização para a Proteção Ambiental e a Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia – ESEBA/UFU.

Durante a atividade serão debatidas estratégias e particularidades da Educação Socioambiental voltada para crianças e adolescentes, especialmente quando desenvolvida em escolas públicas. Haverá também na ocasião, o lançamento da 4º edição do Kit de apoio á educação ambiental “Jogo Limpo”, que se será utilizado pela ESEBA em 2014.

O evento divulgará a parceria celebrada entre a OPA, a DIRSU, vinculada à Prefeitura Universitária da UFU. A DIRSU está imprimindo uma nova tiragem, revista e atualizada, do kit desenvolvido pelo Projeto Jogo Limpo, uma iniciativa da OPA. O material é composto por quatro livros-gibis e um caderno de desenho, direcionados às crianças do quarto e quinto anos do Ensino Fundamental.

As publicações têm como personagens a “Turma dos 5 Jovens”, amigos que aprendem com os próprios erros e desenvolvem o amor pela natureza e a vontade de construir um mundo melhor. A ideia do “livro-gibi” é combinar o conteúdo dos livros de texto com a atratividade das histórias em quadrinhos.

Esta ação faz parte do Programa de Educação Ambiental UFU Sustentável, que incentiva, divulga e fomenta a realização de ações educativas com temas socioambientais. A UFU acredita ser imprescindível iniciar a sensibilização para a consciência ambiental no ensino fundamental, por ser de suma importância que os alunos, desde os primeiros anos letivos, já conheçam a realidade ambiental do nosso planeta, podendo assim contribuir de maneira significativa para as mudanças comportamentais da sociedade como um todo.

O Jogo Limpo é realizado pela OPA desde 2006 e permite que as crianças entrem em contato com a Educação Socioambiental, através da capacitação de seus professores, utilização de materiais educativos e lúdicos, produções culturais e comunicativas, realização de eventos com a temática da sustentabilidade e acompanhamento de todas as ações. O projeto já envolveu mais de 100 escolas, produziu 64.500 livros-gibis e atendeu milhares de alunos, professores e funcionários.

 

 


Convidados:

Euclídes Honório de Araújo – Graduado em Engenharia Química pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1975), mestre em Engenharia Bioquímica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1979), doutor em Engenharia Bioquímica, também pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1985) e pós-doutor em Engenharia Bioquímica pelo IGC – Toulouse (1988). Atualmente é Diretor de Sustentabilidade Ambiental na Universidade Federal de Uberlândia, Conselheiro do Conselho Regional de Química de Minas Gerais (CRQ II) e Professor Titular na Fac. Eng. Química da UFU.

Eunir Augusto Reis Gonzaga – Graduado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (2009) e pós-graduado em Administração e Marketing pela Escola Superior Aberta do Brasil (2013). Atualmente é Coordenador de Planejamento e Gestão Ambiental na Prefeitura Universitária da Universidade Federal de Uberlândia.

Thaís Naves Tannús – Formada pelos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia e com MBA em Gestão de Negócios Socioambientais pelo IPÊ, CEATS-USP e Artemisia. Realizou intercâmbios acadêmicos na Universidade do Porto, Portugal e na AIESEC em Blagoevgrad, Bulgária. Atualmente, é assistente do Núcleo de Sustentabilidade no Tribanco, banco do Sistema Integrado Martins. Realiza, voluntariamente, atividades no IAMAR - Instituto Alair Martins e na Comissão de Projetos da OPA - Organização para a Proteção Ambiental, onde também ocupa uma cadeira no Conselho Deliberativo.

Poliana Diniz – Graduada no Curso de Geografia pela Faculdade Católica de Uberlândia e pós-graduanda no curso de Docência no Ensino Superior no Instituto Passo 1. Trabalhou no Emcantar – Centro de Cultura, Educação e Meio Ambiente de 2001 a 2008 nas áreas de educação ambiental, educação pela arte e apresentações artísticas. Desenvolve consultoria em projetos de Educação Ambiental em ONGs como Visão Futuro e OPA – Organização para a Proteção Ambiental. É produtora executiva de eventos culturais e socioambientais e do grupo musical Maldito Sudaka. Coordena e participa do grupo de música regional Cantadores do Vento. Presta consultoria no Programa de Sustentabilidade do Colégio Nacional e desde 2009 atua como coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental II da Escola Colibri.

Rones Aureliano de Sousa – Professor de Filosofia da Escola de Educação Básica da Universidade Federal de Uberlândia – ESEBA/UFU. Graduado e licenciado em Filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia e mestrando pelo mesmo curso e instituição.  Atualmente está na coordenação do Projeto Institucional “Os 3Rs na escola” da ESEBA.


Serviço:

Data: 17 de dezembro

Horário: 19h

Local: Auditórios C e D do bloco 5O – Campus Santa Mônica – UFU

Entrada franca – Haverá emissão de certificados

Realização: OPA – Organização para a Proteção Ambiental, UFU – Universidade Federal de Uberlândia, PREFE – Prefeitura Universitária e DIRSU – Diretoria de Sustentabilidade  Ambiental

Inscrições e informações: Faça sua Inscrição

DIRSU – Diretoria de Sustentabilidade Ambiental

(34) 3291-8900


Texto: Letícia França (Estagiária de Graduação)