Museu de Biodiversidade do Cerrado

Anônimo
24/03/2014 - 15:22 - atualizado em 21/03/2018 - 15:00

O Museu de Biodiversidade do Cerrado é uma Unidade Especial do Instituto de Biologia da Universidade Federal de Uberlândia. Foi inaugurado em maio de 2000 e configura-se como um espaço de promoção de atividades de divulgação científica sócio-educativas e como núcleo de pesquisa na área da Educação em Ciências. Possui um acervo didático de espécies animais e vegetais representativas do bioma Cerrado em exposição permanente e um acervo científico de répteis, anfíbios, mamíferos, aves e invertebrados, resultante de pesquisas acadêmicas. O acerco científico tem a função de preservar espécimes da fauna do Bioma Cerrado como testemunho para pesquisas científicas e o acervo didático tem a função de divulgar o conhecimento científico acumulado sobre esse Bioma.

Em 2002, o MBC firmou convênio com a Prefeitura Municipal de Uberlândia e a coleção didática, antes localizada em um anexo da Universidade, foi transferida para o Parque Municipal Victório Siquierolli, que possui uma área total de 232.300 m², composta por vegetação típica do Cerrado. O MBC tem como missão divulgar o conhecimento científico acerca da biodiversidade do Bioma Cerrado e suas inter-relações com outros biomas do Brasil e do mundo, realizando ações de popularização da Ciência e extensão universitária.

Fonte do texto: http://www.mbc.ib.ufu.br

Fotos: Eunir Augusto e Letícia França