UFU promove evento em homenagem ao Dia do Meio Ambiente

Anônimo
27/05/2014 - 21:32 - atualizado em 21/03/2018 - 15:00

Em reverência ao Dia Mundial do Meio Ambiente a Prefeitura Universitária da UFU realiza, dia três de junho, 13:30hs, no auditório A do bloco 5O, do Campus Santa Mônica, o TED x Debate Ambiental. Durante o evento serão apresentados vídeos com temática sustentável, produzidos durante eventos TED e TEDx. Os filmes servirão tanto para inspirar a sensibilização, quanto para instigar o compartilhamento de ideias, impressões e pontos de vista que podem disseminar ações e iniciativas em prol do desenvolvimento e conservação do bem comum na universidade.

A abertura da atividade será realizada pelo prefeito universitário, Prof. Reges Eduardo Franco Teodoro. Para conduzir os debates estarão presentes representantes das três diretorias que compõe a Prefeitura, Diretoria de Sustentabilidade Ambiental (DIRSU), de Infraestrutura (DIRIE) e de Logística (DIRLO). Os vídeos selecionados tratam de assuntos como eficiência energética, Política Nacional de Recursos Hídricos, recuperação de áreas degradadas, fotojornalismo e incentivos para projetos ambientais.

A iniciativa de intercalar as filmagens com conversas voltadas para a realidade da UFU foi da equipe da DIRSU, que ficou por conta também de organizar o evento. Eunir Augusto Reis, geógrafo da diretoria, comenta que a utilização de documentários rápidos ao invés de um filme de longa duração tornará o debate mais dinâmico. “Neste formato será possível abordar uma gama maior de assuntos, nos quais a comunidade acadêmica terá condições de esclarecer dúvidas e sugerir melhorias, diretamente aos representantes da Prefeitura Universitária”, explica.

Serviço: TED x Debate Ambiental

Dia: 03/06/2014

Horário: 13:30hs

Auditório A - Bloco 5O

Campus Santa Mônica

Inscrições aqui

Entenda o TED

Fundado por Richard Saul Wurman, o TED nasceu em 1984 como uma conferência que pretendia reunir pessoas com ideias inovadoras sobre  tecnologia, entretenimento e design. Logo após, passou a abranger também as áreas de ciências, negócios, artes e quaisquer outros assuntos,  desde que envolvam ideias que, se espalhadas, poderiam contribuir para um mundo melhor.

Em 2001, a Sapling Foundation, de Chris Anderson, comprou os direitos do TED e começou a alavancar a penetração das conferências. Cada palestra do TED original dura até 18 minutos, é gravada e, depois, transportada para o TED.com. Os vídeos são amplamente divulgados na Internet.

Todos os palestrantes concorrem a um prêmio, de U$ 100 mil em dinheiro, para a realização da ideia exposta na conferência. O TED já contou com  palestras de pessoas como Bill Clinton, Al Gore, Nicholas Negroponte, Philippe Starck. J.K. Rowling, Isabel Allende, Bono Vox, sem falar nas centenas de anônimos que ganham notoriedade depois que apresentam suas ideias para uma plateia, que pode assistir, tanto presencialmente quanto  virtualmente.

TEDx

O x significa que o evento é licenciado, ou seja, não é organizado pelos criadores, mas por voluntários que assumem o projeto em diferentes países. Os organizadores ganham licenças do TED original, e precisam cumprir rigorosamente todas as regras do  evento.

Uma das regras é que os eventos precisam ser construídos de forma voluntária, ou seja, a organização não permite que se  obtenha lucro com as conferências. Outra premissa é não possuir viés comercial, político ou religioso  na programação.

Em novembro de 2009, o Brasil teve seu primeiro evento no estilo TED, o TEDx São Paulo que aconteceu na capital paulista, com o tema "O que o Brasil tem a oferecer ao mundo hoje?“

Uma bicicleta feita de bambu, tijolos inspirados em peças de Lego, genoma barato que permite uma medicina personalizada, periferias conectadas que produzem mercados autossustentáveis e uma máquina que faz água. Essas foram algumas das ideias apresentadas durante o evento que contou com mais de 30 palestrantes. O sucesso da primeira experiência no Brasil possibilitou que outras edições fossem realizadas em diversas cidades do pais. As palestras apresentadas no evento são filmadas e postadas no site da organização, bem como nos sites de compartilhamento de vídeos Youtube e Vimeo.

Em entrevista a revista Você S/A, Helder Araújo, organizador do evento no Brasil afirmou: "Não importa a fama do participante, mas, sim, se o que ele faz traz soluções ou inquietações para os problemas mundiais. Queremos organizar conferências em todos os estados"

Os interessados em palestrar ou acompanhar os TEDx regionais, precisam preencher uma longa ficha de inscrição com perguntas como: "Qual é o seu sonho e o que você já realizou?". Os questionários são analisados por uma equipe de 20 curadores, que decidem quem poderá participar das conferências. "A seleção visa unir gente com interesse real nos assuntos discutidos", explica Helder.