UFU tem cuidados especiais com resíduos químicos

Anônimo
22/09/2014 - 17:59 - atualizado em 21/03/2018 - 15:00

Os resíduos químicos provenientes de atividades realizadas nos laboratórios da Universidade Federal de Uberlândia devem ser encaminhados para o Laboratório de Resíduos Químicos – LQR, vinculado a Diretoria de Sustentabilidade Ambiental – DIRSU da Prefeitura Universitária.

 

Por oferecerem riscos à saúde e ao meio ambiente, o gerenciamento de tais materiais deve atender a medidas de segurança e obedecer a regulamentações legais tais como, a Resolução nº 20 do Conselho Nacional do Meio Ambiente – CONAMA, a qual estabelece as concentrações máximas de uma série de elementos e compostos permitidos no efluente; a Resolução nº 357, também do CONAMA e pertinente aos recurso hídricos; as normas NBR 10.004 (ABNT), relativa a resíduos sólidos industriais; a NBR 10.005, referente à lixiviação e a NBR 10.006 concernente à solubilização.

 

Para auxiliar as práticas diárias e padronizar o gerenciamento tornando mais seguro e ambientalmente correto, a DIRSU elaborou o Manual para Gerenciamento de Resíduos Químicos e distribuiu exemplares em todos os laboratórios geradores. A Diretoria também fornece as etiquetas de rotulação exigidas no manual. O documento esclarece sobre minimização, tratamento e/ou destruição na fonte geradora, segregação de resíduos perigosos, normas de rotulagem, armazenamento, segregação de resíduos químicos, resíduos que podem ser descartados diretamente na pia ou lixeira comum, procedimento para descarte de embalagens vazias de reagentes e destinação final efetuada pelo LRQ.

 

Recolhimento de materiais usados em laboratórios da UFU - Foto: Eunir Augusto

 

Para solicitar o recolhimento o responsável pelo laboratório preencha a ficha para solicitação, caracterização e recolhimento de resíduos químicos (disponivel em anexo no fim dessa página) e siguir os passos demonstrados abaixo:

Imagem: Letícia França