FIEMG premia estudantes da UFU por projetos sustentáveis

Anônimo
06/10/2014 - 14:38 - atualizado em 21/03/2018 - 15:00

Projetos acadêmicos para Economia Verde - FOTO: Letícia França

Na edição 2014 do Prêmio Sustentabilidade Empresarial, promovido pela FIEMG - Regional Vale do Paranaíba, foi acrescida a categoria Projetos acadêmicos para Economia Verde, com o objetivo de premiar os melhores trabalhos acadêmicos das instituições de nível superior, gerando oportunidades para os discentes  e empresas que buscam inovação, sustentabilidade e competitividade nos negócios, desde que viáveis economicamente e aplicáveis.

 Cada universidade participante selecionou três projetos científicos com conteúdo ambiental para representar a instituição. Na Universidade Federal de Uberlândia, a CIGEA – Comissão Interdisciplinar de Gestão e Educação Ambiental foi responsável pela seleção que resultou na indicação dos seguintes trabalhos:

  • “Desenvolvimento de Sistema Eletrônico Automático para Medição de Nível em Cursos de Água” do estudante de Engenharia Ambiental, Rodrigo Almeida Feres, com orientação do professor Dr. Roberto Terumi Atarassi;
  • “Rotas Tecnológicas para Tratamento e Reaproveitamento Energéticos de Resíduos Sólidos” da discente do curso de Engenharia Química Suélen Mara Gonçalves, orientada pela professora Dra. Márcia Gonçalves Coelho;
  • “Mamiferos de Médio e Grande Porte da Fazenda Experimental do Glória” realizado durante o mestrado em Ecologia e Conservação de Recursos Naturais do Instituto de Biologia pela aluna Giselle Bastos Alves, com orientação da professora Dra. Vera Lúcia de Campos Brites.  

O projeto ganhador foi o TCC Rotas Tecnológicas para Tratamento e Reaproveitamento Energéticos de Resíduos Sólidos. Suélen Gonçalves afirmou ter ficado feliz e surpresa com o prêmio. “Apesar de saber que o projeto é aplicável não esperava que fosse sair do papel ou que poderia ser reconhecido”, explica Suélen.  

O professor Roberto Atarassi, que representou seu orientando durante a entrega do prêmio, afirmou que o mundo acadêmico é extremamente teórico e a iniciativa da FIEMG é útil para lembrar aos graduandos das aplicações práticas dos trabalhos acadêmicos realizados. Sobre o sistema desenvolvido em conjunto com o aluno, Atarassi explicou: “Nossa ideologia em relação a esse equipamento não é a patente. Fizemos de uma forma que fosse relativamente livre, usamos plataforma livres e informações acessíveis exatamente para a difusão”.

Eunir Augusto Reis, geógrafo da Diretoria de Sustentabilidade Ambiental e membro da CIGEA, disse ser fundamental para o desenvolvimento sustentável que as empresas busquem nas pesquisas universitárias melhores indicadores de desempenho socioambientais, em contrapartida, os estudantes precisam ser incitados a considerar a viabilidade econômica de seus projetos. ”Os alunos devem perceber que seus trabalhos acadêmicos também podem ser oportunidades de negócios”, aconselha Eunir.

 

Alair Martins foi um dos destaques da noite. Ele foi homenageado com o prêmio Herói da Gente. O experiente empresário ofertou o seguinte conselho aos estudantes da UFU: “O desenvolvimento só existe através da educação, por isso os universitários estão no caminho certo. O mundo hoje é muito competitivo, quanto mais se estuda, mais se aprende e mais se prepara para vencer os obstáculos. Não importa o que a pessoa queira fazer, tem que verificar onde tem mais empatia e entrar de cabeça, firme. Quanto mais se aprende mais se tem consciência do que ainda tem que aprender e só tem sucesso quem está preparado pro mundo competitivo. Por isso eu parabenizo a todos os estudantes”.

Representantes da UFU com o empresário Alair Martins - FOTO: Letícia França

De acordo com o presidente da CIGEA, Euclides Araújo, que também é diretor de Sustentabilidade Ambiental da UFU, os trabalhos recebidos pela comissão estavam muito bem elaborados, com alto nível de qualidade e todos mereciam ser premiados e desenvolvidos na prática. Euclides parabeniza os estudantes e orientadores e afirma que a UFU foi muito bem representada. “Aproveito para convidar os coordenadores de cursos, orientadores e estudantes que estão desenvolvendo trabalhos de iniciação científica, TCC, mestrado, doutorado e similares que adotem conceitos de sustentabilidade, a participar da próxima edição da premiação”, propõe Euclídes.

A realização da atividade foi possível graças à parceria entre a FIEMG – Regional Vale do Paranaíba, os Sindicatos da Indústria, Cintap – Centro industrial e integração de Negócios do Triângulo e Alto Paranaíba, Eco Instituto, a Revista Mercado e Fórum de Economia Verde, composto pela Prefeitura Municipal de Uberlândia, pelo SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequena Empresa e pela FIEMG – VP. No total foram inscritos 52 projetos, nas seguintes categorias do prêmio:

 

 Categorias de Porte*

  • Micro/Pequena Empresa
  • Média Empresa
  • Grande Empresa

*Categorias restritas a empresas do setor da indústria.

 

Categorias de Integração de Setores

  • Destaque Comércio
  • Destaque Serviços
  • Destaque Agronegócio
  • Destaque Tecnologia
  • *Destaque Industrial

*Para indústrias que representam as cidades que compõem a Regional Vale do Paranaíba no quesito "Gestão Sustentável".

 

Categorias de Projetos Especiais

  • Projetos acadêmicos para Economia Verde
  • Projeto Ambiental
  • Projeto Cultural
  • Projeto Social
  • Comunicação para Sustentabilidade
  • Inovação Tecnológica
  • Industrial do Ano Fiemg Regional VP
  • Herói da Gente

Texto: Letícia França (Estagiária de Graduação)