Seminário discutirá e relançará o programa de Coleta Seletiva em Uberlândia

Anônimo
15/12/2014 - 16:48 - atualizado em 21/03/2018 - 15:00

Fonte: http://www.uberlandia.mg.gov.br/

 

Desde 2013, o programa de Coleta Seletiva em Uberlândia tem passado por uma reestruturação com o intuito de atender toda a cidade. As melhorias vão desde a ampliação dos bairros atendidos, passando pelas escolas e prédios públicos, até a divulgação e conscientização dos moradores e a acomodação e estruturação das cooperativas e associações de catadores de materiais recicláveis.

Por isso, a Prefeitura de Uberlândia, através do Comitê Gestor de Coleta Seletiva, que integra o poder público e a sociedade civil, realizará nesta terça-feira (16), às 8h, um seminário de “Relançamento do Programa de Coleta Seletiva Municipal”. O evento acontece no auditório Cícero Diniz e contará com a presença de autoridades municipais e do estado, além das entidades que trabalham com reciclagem de resíduos.

No seminário será apresentado o programa municipal de Coleta Seletiva. Haverá palestras e painéis com atividades para sensibilizar a sociedade quanto à separação do lixo e a importância da coleta seletiva. Ainda no seminário, será entregue uma Carta Compromisso das associações à sociedade, com o programa municipal de Coleta Seletiva.

A partir das 15h, autoridades visitarão o galpão de reciclagem do bairro Daniel Fonseca, onde haverá a entrega simbólica das máquinas doadas às entidades de Uberlândia. A entrega será feita pela presidente do Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas), a primeira dama do Estado, Célia Pinto Coelho, e pelo prefeito Gilmar Machado.

Já às 17h, na Praça Tubal Vilela, haverá atividades culturais e exposições de trabalhos realizados a partir de materiais reciclados.   

 

Coleta Seletiva em Uberlândia avança

A coleta seletiva em Uberlândia iniciou em janeiro de 2011, pelos bairros Santa Mônica e Segismundo Pereira. Alcançou no final do ano 54 mil habitantes em 11 bairros, equivalente a 16% da área urbana. Foram utilizados quatro caminhões e recolhidas cerca de 800 toneladas no ano.

Já em 2012, o programa alcançou 18 bairros chegando a 35% da área urbana, equivalendo a cerca de 210 mil habitantes com oito caminhões fazendo o serviço de coleta. Foram recolhidas aproximadamente 1.996 toneladas de lixo reciclável.

Em 2013, teve início a reestruturação do programa. E para isso foi criado o comitê para gestão de resíduos sólidos. O comitê tem como uma das principais metas implementar a inclusão dos catadores de recicláveis e, com isso, melhorar o programa a partir de uma política pública de coleta seletiva do município. Os trajetos foram reprogramados para atender maior volume de residências. Ainda em 2013, 22 bairros passaram a receber o programa. A Coleta atendeu 246 mil habitantes, equivalente a cerca de 46% da área urbana. O programa recolheu cerca de 1.800 toneladas de material para reciclar.

Neste ano de 2014, o programa já conta com dez caminhões e atende 27 bairros. Atualmente atende uma população de mais de 250 mil habitantes, com aproximadamente 95 mil domicílios. O volume de material coletado por mês é de 159 toneladas. Todo material recolhido pela Prefeitura de porta em porta é destinado para as cinco associações e uma cooperativa de materiais recicláveis conveniadas ao programa.

 

Coleta Seletiva nas escolas e prédios públicos

Em 2014, um importante passo foi dado na coleta seletiva em Uberlândia com a inclusão das escolas municipais. Hoje, 41 escolas já possuem contêineres específicos para o recolhimento de materiais.

A coleta seletiva nas escolas foi lançada em setembro pela Prefeitura Municipal, através das secretarias de Serviços Urbanos, Educação e do Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae). As unidades escolares estão recebendo contêineres para a acomodação de resíduos sólidos, úmidos e óleo de cozinha.

O projeto consiste em disponibilizar para cada escola dois contêineres, um verde, que vai receber o lixo orgânico (úmido), e um na cor vermelha, que terá a destinação do lixo reciclado. Nesta primeira fase, todas as escolas do ensino fundamental receberão os contêineres, posteriormente, as unidades de ensino infantil também farão parte do projeto. Juntamente com o projeto, o Dmae vai destinar para cada instituição de ensino um coletor de óleo de cozinha. Segundo dados do Dmae, cerca de 1.200 bueiros são entupidos por ano devido ao descarte de óleo, utilizado na cozinha, nas pias das residências. Isso resulta num gasto de cerca de R$ 600 mil por ano em manutenções realizadas pela autarquia.

Além das escolas, os prédios do Centro Administrativo Municipal e do Dmae já possuem lixeiras para a separação de resíduos secos, molhados, óleo de cozinha e de baterias.

 

EcoPontos auxiliam no descarte de resíduos

Outro importante projeto desenvolvido pela Prefeitura é o dos EcoPontos. O projeto permite que carroceiros, caminhoneiros, catadores, freteiros e a comunidade local descartem seus materiais sem causar prejuízo ao meio ambiente. O município conta hoje com 12 EcoPontos e a previsão é que em 2015 mais dois sejam inaugurados. Os EcoPontos funcionam das 7h às 19h, diariamente, inclusive aos domingos.

 

Serviço:

O quê: Seminário de relançamento do programa Coleta Seletiva

Quando: 16 de dezembro

Horário e local: 8h30 às 12h30 no Auditório do Centro Administrativo Municipal

Horário e local: 17h – Praça Tubal Vilela – Exposição de artesanato