Sustentabilidade Ambiental na universidade

portal.sustentavel
07/09/2013 - 17:07 - atualizado em 28/12/2015 - 10:17

Gestão de resíduos e conscientização ambiental são metas da UFU em 2013.

A Universidade Federal de Uberlândia conta desde março deste ano com o projeto de extensão Gestão de Resíduos Sólidos da Diretoria de Sustentabilidade Ambiental (DIRSU) da Prefeitura Universitária. O projeto vinculado à PROEX e tem como parceiros a DIASE, DICEL, Instituto de Geografia, Incubadora Social, Rádio In e Núcleo de Sustentabilidade em Design. O projeto tem como função principal implementar a coleta seletiva, em todos os campi da UFU,  por meio de um sistema gestor de resíduos. Outro objetivo é promover a educação ambiental com ações destinadas a estimular a comunidade universitária a incorporar valores, atitudes e comportamentos sustentáveis e ambientalmente adequados.

O projeto, coordenado pelo geógrafo Eunir Augusto, conta com dois professores colaboradores: Juliana Cardoso (FAUED) e Euclides Araújo (FEQUI). Além deles, nove alunos bolsistas dos cursos de Sistemas da Informação, Geografia, Engenharia Química, Jornalismo e Design participam da empreitada.

De acordo com Eunir serão desenvolvidos cursos, oficinas, seminários e palestras. “Reconhecemos a importância de um projeto que, ao mesmo tempo, eduque a população universitária, e que realize ações para minimizar os problemas ecológicos causados por esta produção grande de resíduos. Para cada mês será estruturada uma etapa de coleta seletiva, e no final será elaborado o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) da universidade com a colaboração de todos os envolvidos no projeto”, explica o coordenador.

O diretor da DIRSU e também orientador, professor Euclides Honório de Araújo comenta que há grandes expectativas em relação ao projeto. “São poucas as universidades que estão a nossa frente nesse processo. Então, estamos aprendendo e trabalhando no sentido de aprimorar o que temos, e tenho a impressão de que, com nossa equipe, conseguiremos bons resultados”.

A aluna Aline Roldão, estudante de Geografia, afirma que o trabalho trará experiência e conhecimento. “Espero que sirva de exemplo também para outras universidades, por ser algo novo, em que a UFU é uma das pioneiras”.

Alunos e servidores serão beneficiados com um ambiente melhor conservado. Já a população externa será favorecida por meio da geração de empregos com a coleta, separação e reciclagem. Este trabalho será realizado por duas cooperativas da cidade, ACRU - Associação de Catadores e Recicladores e Uberlândia e CORU - Cooperativa de Recicladores de Uberlândia.

Eunir Augusto relata que, há exatamente dois anos, iniciaram-se os esforços da Prefeitura Universitária, em conjunto com a Diretoria de Compras e Licitações, para qualificar e credenciar as cooperativas. “O trabalho realizado pelos cooperados é de suma importância e precisa ser profissionalizado. Com os contratos entre cooperativas e universidade, as pessoas envolvidas são reconhecidas como profissionais”.

O que são resíduos sólidos?

Resíduos sólidos são materiais que podem ser reutilizados ou reciclados. Eles são diferentes dos chamados rejeitos, que são resíduos que já esgotaram toda a sua vida útil de tratamento e recuperação e, por isso, devem ser descartados de forma correta.

A coleta seletiva e a reciclagem dos resíduos sólidos, além de preservar o meio ambiente, também geram riquezas, diminuem os custos de produção e minimizam a poluição do solo, da água e do ar. Para as cooperativas, é extremamente importante que a separação dos resíduos seja feita de forma correta. A triagem facilita o trabalho, torna mais ágil o processo e evita desperdícios, pois se materiais recicláveis estiverem contaminados com restos de alimentos, por exemplo, ficam inviabilizados de passar pela reciclagem.


Texto: Letícia França (Estagiária de Graduação)