Níveis dos 5 reservatórios da região de Uberlândia melhoram em um ano

Anônimo
18/09/2015 - 15:45 - atualizado em 21/03/2018 - 15:00

por Vinícius Lemos para o Jornal Correio de Uberlândia

As cinco usinas hidrelétricas do Triângulo Mineiro registraram aumento nos volumes úteis de seus reservatórios neste ano no comparativo com 2014, levando em conta os dados de setembro de 2015 e de 2014 do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Em média, houve um aumento de 97,16% no volume das represas.

O fato mostra melhora no cenário, porém não pode levar a população a acreditar que a região vive uma situação de conforto e livre de crise hídrica. A avaliação é do engenheiro civil da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) Wilson Akira Shimizu, que integra a comissão organizadora da Conferência Nacional de Segurança Hídrica, realizada na cidade nesta semana.

Segundo dados atualizados nesta semana pelo ONS, a Usina de Marimbondo teve crescimento de volume útil de água de 214%, passando de 15,62% de reservação em setembro de 2014 para 49,11% um ano depois. Nesse mesmo período, a usina de Água Vermelha melhorou o volume útil em 147%, com o enchimento da represa passando de 22,64% para 56%.

Em um ano, São Simão melhorou as reservas em 63,5%, ao ter o volume útil do reservatório saindo de 19,55% para 31,97%. Em Nova Ponte, a melhora foi de 45%, ao ter o volume útil elevado de 17,36% para 25,19% em 12 meses. O menor dos resultados foi na usina de Emborcação, que teve crescimento de 15,8% de reservação, com o volume útil subindo de 17,36% para 25,19%.

A melhora, segundo Shimizu, não abre espaço para aumento do consumo de energia elétrica. “Do ponto de vista de geração, não significa muito. Não estamos numa situação confortável. Em Belo Horizonte, por exemplo, já há restrição de uso de energia. Há uma dependência grande dessa matriz energética (hidrelétricas)”, disse. Para Shimizu, é preciso explorar o potencial eólico e solar para geração de energia na região. Ele explica que, com um gasto entre R$ 15 mil e R$ 20 mil, uma residência pode investir na colocação de placas solares e diminuir o gasto com energia e o excesso de geração ainda alimenta o sistema.

Evento discute solução para crise 

A Conferência Nacional de Segurança Hídrica acontece nesta semana em Uberlândia. O evento, que tem o objetivo de tratar de riscos e perspectivas da demanda de água no Brasil, será encerrado hoje.
Nesta quarta-feira (16), haverá oficinas para elaboração de um protocolo de intenções para propor soluções para a crise hídrica. O evento, que é aberto ao público, acontece entre 8h e 15h, no Center Convention, e a entrada é gratuita.

Chuva no Triângulo segue volume registrado em Uberlândia

A primeira quinzena de setembro fechou com um volume de aproximadamente 40 mm de precipitação em Uberlândia, segundo o laboratório de climatologia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). De acordo com o climatologista William Cézar, em todo o Triângulo Mineiro, o volume de chuvas seguiu a mesma média. Ele explicou que a melhora dos reservatórios na região, porém, aconteceu com o decorrer da estação chuvosa mais perene em 2015 no comparativo com 2014.

“A chuva de setembro apenas ajudou na manutenção em um período que costuma ser de seca”, disse.

Ainda segundo o climatologista, nos próximos dias, o calor e a estiagem vão voltar, mesmo com possibilidade de céu nublado. Ele explica que as chuvas das últimas semanas melhoraram o conforto térmico local, que apresentou uma variação de 3ºC acima da média histórica para o período. Há previsão de chuvas apenas para a segunda quinzena de outubro.

 

Foto inicial: Celso Ribeiro

Link para a matéria

Outras fotos: Eunir Augusto