UFU promove campanha de combate ao Aedes aegypti

Anônimo
29/01/2016 - 14:55 - atualizado em 21/03/2018 - 14:59

Universidade conclama participação da comunidade acadêmica na cruzada para evitar a proliferação do mosquito

Nesta quarta-feira, 27/01, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) dá início oficial a uma campanha institucional convocando a participação de toda a comunidade acadêmica na cruzada contra com o mosquito transmissor da dengue, do zica vírus e das febres amarela e chikungunya (entenda as diferenças entre estas doenças).

Com o slogan “A UFU e você, JUNTOS, na luta contra o mosquito”, a iniciativa visa reforçar as campanhas realizadas pelos governos federal, estadual e municipais no combate ao Aedes aegypti, solicitando que todos executem ações que estejam ao seu alcance – em suas casas, junto aos vizinhos, em grupos sociais aos quais pertencem, em trabalhos de extensão na comunidade – e que contribuam para o extermínio de focos daquele inseto. Além de matérias especiais no Portal Comunica e nos perfis da UFU nas redes sociais, a divulgação ocorrerá com a veiculação de reportagens e spots na Rádio Universitária FM e na TV Universitária.

De acordo com a pró-reitora de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis, professora Dalva Maria de Oliveira Silva, que está à frente da mobilização na UFU, esta iniciativa é muito importante e reitera o compromisso social da Instituição. “Uma ação simples e atenção ao nosso entorno podem evitar grandes danos a todos. Sem dúvida alguma, os cuidados precisam ser redobrados, pois choveu bastante na última semana e agora estamos com dias ensolarados, condições que favorecem o surgimento e a proliferação do Aedes”, alerta.

Coleta seletiva – Desde 2013, a UFU conta com um serviço de coleta de resíduos e materiais recicláveis. Naquele primeiro ano de atividades, foram recolhidas de todas as unidades administrativas e acadêmicas da instituição em Uberlândia cerca de 132 toneladas deste lixo que pode ser reaproveitado. Em 2014, o volume ultrapassou as 215 toneladas. Já no ano passado, houve novo crescimento, totalizando mais de 273 toneladas coletadas e encaminhadas para cooperativas que realizam o processo de reciclagem no município.

Técnico de Laboratório em Meio Ambiente da Diretoria de Sustentabilidade Ambiental (Dirsu/UFU), Júlio César Costa informa as proporções dos materiais recolhidos pelas cooperativas de recicladores, previamente selecionadas em processo de chamada pública: “Cerca de 10% são compostos de materiais rejeitados após segregação feita nos galpões das próprias associações, como cerâmicas, vidros e acrílicos e outros contaminados com resíduos orgânicos; a maior fração que compõe os recicláveis – 65% – é de papel e papelão; garrafas pet, tetrapak, copos descartáveis e plásticos em geral representam 15%; já as latinhas de alumínio e outros metais são 10%.”

O trabalho de limpeza também conta com a retirada de pneus, executada pelo Setor de Zoonoses da Prefeitura Municipal, sempre que solicitado pela Divisão de Transportes (Ditra/UFU). “Em 2015, foram retiradas 63 unidades. Além disso, também no ano passado, foram coletados dos campi de Uberlândia para descarte ambiental apropriado 1.060 kg de pilhas e baterias e mais de 33.526 lâmpadas”, acrescenta Costa.

Somados os volumes de recicláveis recolhidos ao longo de 2015 nos campi Santa Mônica e Educação Física e na Escola de Educação Básica (Eseba), foram totalizadas pouco menos de 150 toneladas. A unidade que gera mais materiais reaproveitáveis é o campus Umuarama, do qual houve a retirada de cerca de 125 toneladas no ano passado.

“Além de garantir o destino ambientalmente correto para os resíduos gerados na universidade, a destinação de frascos de vidros, pneus, lâmpadas e recicláveis impede o surgimento de focos do Aedes aegypti, com a eliminação de consideráveis criadouros, pois estes são locais de possível reprodução do mosquito”, sublinha o técnico de Laboratório em Meio Ambiente.

Coordenador de Planejamento e Gestão Ambiental da Dirsu, Eunir Augusto Reis Gonzaga conclama a comunidade a auxiliar na luta diária para evitar que o inseto faça vítimas dentro dos complexos que compõem a UFU. “Na Prefeitura Universitária existem setores como a Divisão de Conservação e Limpeza (Dicel), a Divisão de Serviços Gerais (Diseg) e a Divisão de Execução Física (Diefi) que atendem às demandas de logística na UFU. Caso algum aluno, servidor ou mesmo um visitante verifique algum ponto que possa servir para a proliferação do mosquito, pode acionar a Prefeitura Universitária (Prefe), por meio do formulário eletrônico disponível no site (clique AQUI).

* Com reportagem de Giovana Oliveira, estagiária de graduação

* Fotografia de Letícia França, estagiária de graduação