Diretoria de Sustentabilidade desenvolve projeto para compensação de CO2

Anônimo
11/12/2017 - 10:41 - atualizado em 21/03/2018 - 14:59

A preocupação com as mudanças climáticas intensificou-se nas últimas décadas, com a criação do Painel Intergovernamental para Mudanças Climáticas (IPCC). O CO2, é o gás que mais contribui na intensificação dos processos de mudanças climáticas, representando cerca de 55% das emissões mundiais.

Dessa forma, o projeto de Neutralização de Carbono, foi desenvolvido pela Diretoria de Sustentabilidade da UFU, pensando não somente em inovações tecnológicas, mas na sensibilização ambiental da comunidade.

Para isso, foram feitos cálculos das emissões de gás carbônico, a partir da calculadora, Sustainaible Carbon Climate Solutinons, calculadora desenvolvida segundos os critérios estabelecidos pelo Programa Brasileiro de GHG Protocol. Para a conversão da quantidade de emissão em número de mudas do Bioma do Cerrado, adotou-se o método aplicado por Gonzaga.

Com o projeto cadastrado no Sistema de Informação de Extensão (SIEX),  os eventos passaram a ter a oportunidade de implementarem essa ação. O III Simpósio de Engenharia Ambiental e II Simpósio de pós-graduação em Qualidade Ambiental, foi o primeiro evento a aderir o projeto e realizar a compensação. O evento contou com a palestra sobre o projeto de Neutralização de Carbono, ministrada pela mestranda em Qualidade Ambiental Rosane Oliveira, e a estudante de Engenharia Ambiental Isabella Lacerda. As alunas introduziram a palestra, apresentando o projeto e como se dá o uso da calculadora. A escolha pela plataforma,  se deu com base na análise feita sobre o evento e suas necessidades.

O Diretoria de Sustentabilidade presta aos interessados uma consultoria, e a execução de todo o processo de compensação é administrada pela comissão organizadora do evento. O Simpósio Ambiental, optou por inserir a atividade no minicurso realizado pela Profa. Dra Marlene Teresinha de Muno Colesanti de “Arborização e qualidade de vida nos centros urbanos”. O plantio foi feito pelos alunos, com o apoio do Setor de Jardinagem, e as mudas foram doadas pela Horto Municipal da cidade de Uberlândia.

Texto : Raphaela Augusta 
Foto: Raphaela Augusta