Dia Mundial do Meio Ambiente

Este ano a semana do meio ambiente em Uberlândia vai até domingo
vinicius.soares@ufu.br
05/06/2019 - 10:26 - atualizado em 06/06/2019 - 13:27
Nesta quarta-feira se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente!
 
 
Lembrado desde 5 de Junho de 1972, foi inserido na mesma data em que a primeira Conferência das Nações Unidas sobre o ambiente humano, em Estocolmo na Suécia, foi realizada. O tema de 2019 é o combate poluição do ar e segundo a ONU, o dia é uma forma de apelo para a diminuição deste problema ambiental e conscientização da população mundial.
 
No Brasil, se comemora a Semana Mundial do Meio Ambiente. Atividades espalhadas por todos as regiões buscam informar a população dos problemas ecossistêmicos e apresentar soluções e ações acessíveis para o combate ao desgaste ambiental.
 
Em Uberlândia, a semana ocorre até o próximo domingo (9), o evento conta com várias atividades, como palestras, visitas técnicas e exposições. Dentre essas, uma roda de conversa sobre "Os desafios da Gestão Ambiental em grandes empresas" na Universidade Federal de Uberlândia acontece nessa sexta, (7). Os outros locais são de acordo com a programação diária e podem ser acessados pelo site da prefeitura da cidade.
 
A UFU ainda possibilita, através de seus cursos e servidores, a criação de diversas pesquisas desenvolvidas por seus discentes acerca do Meio Ambiente. Dentre eles, o mestre Janderson Ferreira desenvolveu sua dissertação em formas para valorar ambientalmente a bacia do rio Bagagem, no município de Iraí de Minas. "É na Universidade que os debates são melhores elaborados, seja por disponibilidade de acesso à literatura, por conhecimento de especialistas da área e por ser o ambiente propício a se fazer ciência. Daí a importância da pesquisa universitária sobre o meio ambiente", ele comenta.
 
"A nossa pesquisa surgiu da necessidade de traçar um diagnóstico e de fornecer dados que pudessem, de alguma forma, conscientizar e informar a comunidade local e ajudar as autoridades competentes a tomar medidas para mitigação ou prevenção dos problemas enfrentados pelo Rio Bagagem", completa.
 
 
 

 
Mais Informações:
 
 
Pesquisa Relacionada: