Bicicletários nos Campi ajudam ciclistas

Prática incentiva a utilização de transporte sustentavel
vinicius.soares@ufu.br
12/06/2019 - 18:32 - atualizado em 12/06/2019 - 18:45

Andar de bicicleta traz grandes benefícios para o nosso corpo, melhora o condicionamento físico, previne doenças, diminui o estresse, além de otimizar o seu tempo, evitando engarrafamentos no trânsito. Mas não é só o corpo humano que sai beneficiado com a prática do ciclismo, a natureza também agradece. Andar de bicicleta reduz o impacto ambiental que seria causado pelo gases poluentes emitidos por carros, motocicletas e veículos de combustão em geral.

A nossa universidade estimula a prática deste exercício. Atualmente, a UFU conta com diversos estacionamentos específicos para sua "bike" e um bicicletário com mais de 40 vagas. As vagas são destinadas a qualquer visitante da universidade que queira se utilizar de um meio sustentável para locomoção.

Segundo Flávia Fernanda Carvalho, arquiteta e urbanista em exercício pela Diretoria de Infraestrutura (DIRIE), os paraciclos, como são chamados os suportes para bicicletas, são inseridos no projeto das edificações, e hoje a Universidade conta com dezenas de paraciclos em todos os seus Campi. Estão disponíveis para a comunidade universitária 207 vagas em Uberlândia, 81 vagas em Ituiutaba e 114 vagas em Monte Carmelo. Ao todo são 402 paraciclos instalados na Universidade.

Para Pedro Silva, estudante de Direito, andar de bicicleta facilita a mobilidade dentro do Campus. "Os estacionamentos estão sempre cheios, e o deslocamento até o carro é demorado. Para mim as bicicletas, além de melhores para andar dentro do Campus, são mais práticas", conta o estudante que também ressalta a contribuição ambiental. "As bicicletas não poluem como os carros e motos. Sinto que estou contribuindo para o Meio Ambiente", ressalta o aluno.

Se você ainda não começou a pedalar, não faltam razões para começar hoje mesmo!