As canecas como uma alternativa para o Meio Ambiente

Tanto na Universidade, quanto para os alunos, os copos descartáveis estão sendo substituídos por outros materiais.
mateus.prata@ufu.br
24/06/2019 - 16:48 - atualizado em 19/07/2019 - 15:36

Cerca de 1.500 toneladas de copos plásticos são descartados por dia no Brasil, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos (ABRELPE). Esse número é muito preocupante para um material que demora em torno de 450 anos para a sua decomposição, e ainda com o seu descarte muitas vezes sendo feito de forma errada, agravando assim a poluição da Terra.

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), 8 milhões de toneladas de plástico são descartadas nos oceanos anualmente, o que contribui com a redução de espécies marítimas e extinção de exemplares da fauna e da flora oceânicas. O descarte impróprio do plástico é um dos principais responsáveis para a poluição do Meio Ambiente. Materiais alternativos e biodegradáveis surgem como alternativas acessíveis para minimizar todos esses problemas.

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) apresentou soluções que minimizaram o uso de materiais plásticos descartáveis nos últimos anos. Segundo o relatório de gestão da Universidade, publicado em 2019, o consumo de copos plásticos descartáveis na UFU reduziu em 18,33% entre 2016 e 2018.

Os servidores e alunos andam empenhados em mudar esse hábito de utilização dos descartáveis, diversos setores da univerdade já apresentam propostas e alternativas a esse uso, como informar os problemas causados pelos copos, além de demonstrar alternativas de materiais que possam ser utilizados.

Outra alternativa adotada para a diminuição nesse consumo foi o fornecimento de canecas pela Divisão de Restaurantes Universitários (DIVRU). Essa divisão que faz parte da Pró Reitoria de Assistência Estudantil (PROAE), sendo responsável pela gestão do Restaurante Universitário (RU). As canecas são oferecidas gratuitamente para alunos recém ingressantes na Universidade. No caso de perda, a caneca ainda pode ser adquirida pelo valor de 5,50 reais.

Universitária com sua caneca distribuída pela DIVRU e sua ficha esperando na fila para almoçar no RU.

De acordo com o coordenador da DIVRU, Clóvis Antônio da Fonseca, a iniciativa de distribuição das canecas aconteceu justamente para diminuir o desperdício de descartáveis na universidade. “Cerca de 5.000 alunos passam todos os dias pelo RU. Esse número se transformaria em copos descartáveis, portanto, a distribuição de canecas foi uma forma de diminuição desse número drasticamente”.

Fonseca completa ainda que “essa foi uma solução rápida, simples e eficiente. As canecas não apresentam um custo tão elevado para a universidade. Além disso, eles acostumam a utilizá-las em outros ambientes, seja dentro ou fora da UFU, os copos descartáveis são substituídos por canecas, garrafas e copos não descartáveis”.

Universitário almoçando no restaurante universitário junto a sua caneca não descartável.

Essa influência realmente já chegou no âmbito dos universitários. Festas produzidas e organizadas pelos alunos da UFU também já incentivam o não uso de copos plásticos descartáveis. A aluna do curso de Relações Internacionais (RI) e organizadora de alguns eventos, Samantha Willis, conta que as festas dentro de seu curso apresentam uma grande preocupação com o Meio Ambiente. “Nas publicações de nossos eventos, sempre incentivamos os alunos a levarem suas canecas. Além disso, uma forma encontrada de diminuir ainda mais o número de descartáveis, é cobrando para o uso deles, além de vender quantidades bem reduzidas”.

Willis comenta sobre as próximas ações. “Criamos para o nosso próximo evento, um esquema ainda mais sustentável, o ecocopo. Essa ideia é para quem não levar caneca para o evento, ele vai custar 5 reais e ao final da festa, podemos reembolsar o aluno em troca da devolução do copo”.

O Centro Acadêmico de Comunicação Social (Jornalismo) em seus eventos também está empenhado na utilização apenas de canecas. A diretora geral, Ligia Cypriano, nos conta o impacto dessas ações no curso de Jornalismo. “Antigamente, eram utilizados centenas de copos descartáveis nas festas, gerando muito lixo que demora muito tempo para se decompor. Nas nossas últimas organizações, não compramos mais esses copos e quem não levar sua caneca de casa fica sem ter onde beber. Por isso, é imprescindível ter essa consciência e contribuição com o Meio Ambiente”.

É importante ressaltar a necessidade de uma maior preocupação com questões ambientais nos dias de hoje, o copo plástico descartável deve ser menos utilizado e novas soluções devem sempre aparecer tanto pela Universidade, quanto pelos alunos.