UFU Sustentável

UFU realiza atividades visando redução do consumo de recursos naturais
eunir@ufu.br
26/06/2019 - 11:06 - atualizado em 26/06/2019 - 11:08

Um dos grandes problemas nas organizações nos dias atuais se refere à gestão de consumo de seus recursos. Economizar água, energia e reduzir o consumo de descartáveis, além de contribuir com a preservação do Meio Ambiente, já que reduz a demanda de recursos naturais, também é uma forma de economizar no orçamento. Com o intuito de monitorar o uso de recursos, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) anualmente faz um balanço do consumo dentro dos Campi. Algumas práticas de redução de consumo simples foram adotadas nos últimos anos.

Energia Elétrica

Independente da estação do ano, a preocupação com o consumo de energia no Brasil é constante. Vivemos em um país tropical, onde o gasto com equipamentos de ar condicionado, chuveiros e outros meios para manter o corpo e o ambiente climatizado. Além disso, nosso país é o sexto mais caro em energia (valor pago pelo quilowatt/hora), o que torna ainda mais impactante a questão.

A Universidade promoveu capacitação em Eficiência Energética em Edificações (3E) para seus servidores. O Projeto 3E, segundo o Ministério do Meio Ambiente (MMA), tem como objetivo principal o fortalecimento do mercado de eficiência energética no Brasil por meio da capacitação de profissionais, ações de sensibilização, promoção da eficiência energética em edifícios públicos e mecanismo de garantia de financiamento de eficiência energética.

Foto: Logomarca da Chamada Pública – Eficiência Energética 01/2018 – CEMIG.

A UFU tem feito esforços para a redução do consumo energético em seus campi, como por exemplo o projeto aprovado em 2017 que prevê um investimento de R$3.775.660,13 para a modernização da iluminação interna e externa do Campus Santa Mônica que resultará em uma economia de 20% do consumo anual do campus. As ações promovidas pela instituição permitiram uma redução de consumo energético total em 9,45% nos últimos anos.

Papel

No Brasil, cerca de 800 mil toneladas de papel são produzidos anualmente, o equivalente a derrubada de 15 mil árvores. Além disso, o consumo de papel é um dos grandes inimigos da economia de uma organização, comprometendo até 8% de seus gastos financeiros.

No intuito de buscar soluções para agilizar processos e reduzir o consumo de papel, a UFU implantou a Plataforma do Sistema Eletrônico de Informações (SEI), que passou a ser o local onde todos os processos administrativos, que antes eram geridos em papel, agora estão disponíveis por meio eletrônico, reduzindo em 45,77% o consumo de papel da Universidade. Além disso, as políticas para conscientização dos servidores e alunos são rotineiras, tornando a Universidade um ambiente cada vez mais sustentável.

Foto: Logomarca do sistema eletrônico SEI! UFU.

A comissão de implantação do SEI catalogou os contatos para sanar as dúvidas da comunidade UFU, por categorias. A Lista de Atendimento encontra-se disponível pelo endereço:

Água

A redução do consumo de água é cada dia mais necessário para evitarmos crises hídricas. Tanto no Brasil, quanto ao redor do mundo, o tratamento da água também impacta na eficiência energética do local, podendo chegar a 40% da demanda em um município. Além disso, a água é um dos recursos mais preciosos de nosso país, que detém aproximadamente 12% das reservas de água potável do mundo.

Foto: O Clorímetro é um dos equipamentos utilizados para monitorar a qualidade da água consumida nos Campi da UFU.

Além de monitorar a qualidade da água, outra medida importante é a instalação de torneiras automáticas nos banheiros e lavabos, com temporizador de uso. Na Universidade, diversas edificações já estão equipadas com essas torneiras, o que reduz o desperdício.