UFU inicia execução do projeto de Eficiência Energética no Campus Santa Mônica

Lâmpadas ineficientes serão substituídas por modelos de LED
mateus.prata@ufu.br
05/07/2019 - 16:22 - atualizado em 30/07/2019 - 15:14

Nesta terça-feira (02/03) servidores da Prefeitura Universitária se reuniram com a equipe responsável pela execução do projeto de eficiência energética da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O projeto foi aprovado pela CEMIG com o objetivo de promover a eficiência energética na UFU com a substituição de lâmpadas e sensibilização da comunidade.

Esta reunião marcou o início de execução do projeto, que realizará a troca de todas as lâmpadas das áreas internas e externas do Campus Santa Mônica. Os modelos com tecnologia ineficiente serão substituídos por LED, sendo uma opção mais econômica, durável, tecnológica e não tóxica. A estimativa é de redução de gastos de energia maior que 22%.

Segundo Henrique Rodrigues, coordenador de projetos da DEODE - Inovação e Eficiência, a troca das lâmpadas será finalizada em 3 meses. “Até o dia 30 de setembro estaremos em execução, trocando as mais de 30 mil lâmpadas da universidade”, conta.

Aprovado em chamada pública pela CEMIG (Companhia Energética de Minas Gerais), pelo Edital nº 01/2018, o projeto, no valor de R$ 3.775.660.13, tem sua gestão financeira realizada pela FAU – Fundação de Apoio Universitário e é dividido em cinco etapas: diagnóstico, medição, execução, sensibilização e monitoramento.

O projeto se encontra na terceira etapa, sendo imprescindível a participação e apoio da Diretoria de Infraestrutura e Diretoria de Logística da Prefeitura Universitária da UFU.

O quarto passo do projeto trata-se da sensibilização da comunidade universitária. Serão realizadas palestras, eventos e capacitações direcionadas a servidores e alunos da instituição, De acordo com Rodrigues, “uma parte importante do projeto é a conscientização e treinamento. É necessário atingir o máximo de pessoas da comunidade, para promover essa conscientização não só na UFU como em suas casas, potencializando o efeito do projeto”, comenta.

O Monitoramento é a parte final do processo. Segundo o Diretor de Sustentabilidade da UFU Nelson Barbosa, os resultados obtidos serão analisados, avaliados e comparados com a proposta inicial. “O monitoramento é feito para avaliar se o projeto obteve alcance na melhoria prevista inicialmente” conta.