UFU cria projeto de extensão para cuidar dos animais nos Campi

PREFE e PROEXC se unem para melhorar a qualidade de vida dos cães e gatos
gustavo.ribeiro@ufu.br
09/07/2019 - 17:19 - atualizado em 09/07/2019 - 17:29

É difícil numerar a quantidade de animais que, ao longo do tempo, foram abandonados nos campi da UFU. Infelizmente essa ainda é uma prática recorrente, não apenas no interior da universidade, mas também em rodovias e outras áreas da cidade. Em momentos como esse, o que cabe à PREFE é trabalhar junto a parceiros para melhorar a qualidade de vida desses cães e gatos que um dia foram deixados à deriva.

É necessário reconhecer a importância das iniciativas de cuidado que já existem. Entretanto, mais necessário ainda, é trabalhar de modo a tornar essas ações isoladas algo planejado e mais sólido, organizando-as e assim aumentando a eficácia do trabalho já realizado.

É importante também diferenciar o que é bom para os animais do que é uma boa ação dos estudantes que pode resultar em problemas de saúde futuramente. Um exemplo de atitudes como essa é alimentá-los com alimentos humanos, já que o organismo deles funciona de modo diferente.

Tendo em vista essa necessidade de aumentar a eficiência das ações dos cuidadores e conscientizar a comunidade, a PREFE, junto à Pró-reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC), está trabalhando para a institucionalização do PetCare. Esse, que é um projeto de extensão, visa melhorar a qualidade de vida dos animais. Para isso, ele organizará as iniciativas já existentes e implantará novas ações.

O projeto foi encaminhado e depende de aprovação no Conselho de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis (CONSEX) para ser institucionalizado. Neste programa, estão ligados, além da PREFE e PROEXC, os cuidadores voluntários e a Faculdade de Medicina Veterinária, em especial o Hospital Veterinário, que realiza a castração. Quando oficializado, o projeto reforçará a organização de ações para garantir a qualidade de vida dos animais.

Uma das ações será a captação de alimentos e colocação de comedouros e bebedouros em locais estratégicos, para que eles tenham o que comer e beber em locais apropriados. Essas estações serão implantadas longe de lanchonetes, para que os cães e gatos recebam o incentivo de consumir uma alimentação adequada, ao invés de salgados ou outros tipos de alimentos que podem prejudicar sua saúde.

Serão elaboradas também ações para a prevenção do abandono de animais nos campi e de castração, para que eles não se reproduzam, o que aumentaria o número de cães e gatos em situação de vulnerabilidade. Outras ações são campanhas que visam sensibilizar e conscientizar a população sobre a importância de cuidar dos animais e prevenir maus tratos.

Enquanto a institucionalização do projeto está em andamento, seguindo para o CONSEX, foi implementado um fórum de cuidadores e protetores. As reuniões são abertas para a comunidade interna e externa e têm o objetivo de identificar as ações mais urgentes. Esse grupo está em contato direto com a PREFE, para que sejam identificadas e realizadas as ações emergenciais no cuidado aos animais, além de outras ações que serão executadas a longo prazo.

De acordo com Hélder Eterno da Silveira, Pró-Reitor de Extensão e Cultura, esse projeto: "não pode ficar somente no âmbito de quem trabalha na área". Por isso, a ideia é que todas as pessoas que tenham interesse em cuidar de animais possam se envolver nesse programa.

A atividade de extensão e o envolvimento dos estudantes, servidores e comunidade externa da universidade, por meio do cuidado com os animais, são elementos de formação e de desenvolvimento profissional. “É importante que os alunos consigam ter uma percepção sobre o mundo que os cerca e interagir com ele”, diz o Pró-Reitor.

Hélder recomenda que a pessoa interessada em participar desse projeto futuramente, ou do fórum dos cuidadores, entre em contato com a PROEXC pelo 34 3239-4808 e fique atenta aos meios de comunicação oficial da UFU, por onde serão divulgadas as datas de reuniões.