Sala Verde UFU Sustentável

Projeto do Ministério do Meio Ambiente promove educação ambiental e reaproveitamento dos espaços físicos
tuila.jesus@ufu.br
06/09/2019 - 15:48 - atualizado em 06/09/2019 - 15:48
A “Sala Verde” é um projeto do Departamento de Documentação do Ministério do Meio Ambiente (MMA), uma iniciativa de reaproveitamento dos espaços existentes e criação de propostas que contemplem o conhecimento e a formação ambiental dos cidadãos.

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) é uma das 640 instituições que se comprometem com a proposta da Sala Verde, formando a “UFU Sustentável”. Inscrita por meio do edital e com elaboração responsável pela Diretoria de Sustentabilidade (DIRSU), proporciona eventos como a “Campanha contra o mosquito Aedes aegypti“, a “Eficiência Energética em Edificações”, o “Ciclo de Palestras para Funcionários Terceirizados”, o “Curso de Desenvolvimento Sustentável”, o “Curso de capacitação Alimentação Sustentável” e o “Circuito Tela Verde”, por exemplo.

O intuito de inscrever a Universidade no programa foi para atender ao anseio de formalizar um ambiente dedicado à atividades educacionais que abordem a temática ambiental e da sustentabilidade, assim como intervir nos espaços livres para proporcionar melhorias no ambiente universitário.

Para isso foi elaborado um projeto político pedagógico que cumprisse com as exigências do MMA para a Sala Verde, formalizando os projetos que já estavam sendo produzidos e/ou efetuados para se adequarem ao edital. Os quase 40 mil estudantes da UFU podem usufruir do programa e adotarem atitudes sustentáveis para conviver mais harmoniosamente com o ambiente e todos os seres que nele vivem. A sala verde surgiu para realizar essas ações, conscientizando as pessoas, captando recursos para os projetos e contribuindo para o meio ambiente.

As inscrições de projetos que correspondam ao intuito da Sala Verde podem ser realizadas pelo edital disponível na plataforma governamental “http://salasverdes.mma.gov.br/”. As instituições que participam do projeto podem estar vinculadas a secretarias do meio ambiente, prefeituras municipais, universidades, institutos federais, secretarias de educação, Unidades de Conservação (UCs), Organizações não Governamentais (ONGs), entre outras. Os projetos são avaliados e fiscalizados, na esfera nacional pelo Ministério do Meio Ambiente, e na esfera estadual pelos Órgãos Seccionais e Locais do Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA).