Continuam as atividades de Monitoramento para controle do Aedes aegypti

As ações para monitoramento do mosquito acontecem constantemente nos campi Santa Mônica e Umuarama
tuila.jesus@ufu.br
01/10/2019 - 08:47 - atualizado em 11/10/2019 - 11:19

Não possuindo uma data de encerramento, as ações relacionadas ao monitoramento pretendem auxiliar constantemente nos indicadores relacionados a dengue, zika e chikungunya, que são as doenças ligadas ao mosquito, principalmente pelo fato do crescente aumento nos índices destas. Segundo o João Carlos de Oliveira, que atua como professor da Área Ambiental na Escola Técnica de Saúde - (ESTES - UFU) nos Cursos Técnicos em Controle Ambiental e Meio Ambiente, o projeto de monitoramento consiste na "instalação e monitoramento de ovitrampas* para identificar a presença de vetores (arbovírus)". Projeto esse que conta com palestras ministradas pelo professor, com a participação de membros de dentro e fora da UFU, para conscientização dos locais em que o mosquito pode se alojar, informar sobre o tempo de desenvolvimento das larvas, explicar sobre como são produzidas as "armadilhas" para os mosquitos e também comentar sobre as medidas para evitar a propagação do mosquito nos campi universitário.

Aluna do curso de Engenharia Ambiental e estagiária na DIRSU, Mariana Matias relata que o monitoramento das ovitrampas consiste no recolhimento e análise das armadilhas, é realizado semanalmente com a presença do professor João Carlos e alunos dos projetos de extensão e ensino médio. Comenta que a atividade é de extrema importância para o conhecimento sobre os impactos do mosquito e também para a identificação dos possíveis focos do inseto.