Moradia Estudantil - Implantação da Coleta Seletiva Solidária

Coleta Seletiva na Moradia Estudantil da UFU funciona desde o primeiro semestre de 2019
tuila.jesus@ufu.br
07/10/2019 - 10:40 - atualizado em 11/10/2019 - 11:21

O processo de separação dos resíduos na moradia estudantil partiu de uma iniciativa da Empresa Júnior “Sustenta” e da Diretoria de Sustentabilidade da Universidade Federal de Uberlândia (DIRSU - UFU) para melhorias no meio ambiente e na qualidade de vida dos moradores e foi financiada pela Pró-Reitoria de Assistência Estudantil - PROAE.

Membro da Empresa Júnior (EJ) Sustenta - Soluções em engenharia ambiental - do curso de Engenharia Ambiental - e gerente do projeto em sua época de criação, Leonardo Tani conta que a ideia partiu por meio de um anseio do grupo universitário em responder ao investimento que a sociedade aplica nos estudantes. Esse retorno surgiu com a proposta de uma separação adequada do resíduo na Moradia Estudantil (ME). Segundo ele, a relação da universidade com a sociedade é fundamental, e a sensação de "deixar um registro na UFU é muito gratificante para a EJ".

Para a implementação da coleta seletiva, foram realizadas reuniões entre as equipes da EJ e da DIRSU, produzindo relatórios com previsões de custo, planejamento e visitas na moradia estudantil. Para além dos benefícios socioambientais, o projeto também promove a Coleta Seletiva Solidária, que por meio da parceria com associações e cooperativas contrata os catadores de recicláveis para a triagem do material.

No primeiro semestre de 2019 já acontecia na ME o sistema idealizado pelos estudantes, e no segundo semestre estes retornaram ao local para ministrarem palestras para conscientização ambiental sobre a separação dos resíduos comuns, responder as dúvidas e perguntar sobre como estaria funcionando o programa e como se sentiam os moradores após a implementação deste.