Criação da comissão da agenda ambiental da administração pública (A3P) da Universidade Federal de Uberlândia

mateus.prata@ufu.br
11/10/2019 - 12:12 - atualizado em 11/10/2019 - 14:23
A AGENDA AMBIENTAL DA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA (A3P) é um programa do ministério do Meio Ambiente que está presente em diversos lugares do país, incluindo a UFU e que tem como principal objetivo a desenvolvimento de ações sustentáveis na universidade. A partir da adoção pelo órgão público, a preocupação com sustentabilidade se torna uma frente importante, contribuindo também para o uso mais racional e eficiente dos recursos da universidade e consequentemente, redução de gastos.

Uma das fontes de trabalho da A3P é a política dos 5 Rs. Uma proposta ambiental que define cinco palavras que podem fazer diferença no quesito de sustentabilidade. Repensar, Recusar, Reduzir, Reutilizar e Reciclar.

A partir da criação de grupos técnicos de trabalho (GTT'S) pela Comissão Institucional de Gestão e Educação Ambiental (CIGEA), a comissão A3P ficou responsável pela comunicação e ligação entre todas as GTT's e CIGEA. Ou seja, contribuindo consideravelmente com ambos os lados.

Esta comissão, tem como objetivo o levantamento de dados para práticas sustentáveis. Esses dados que depois podem ser utilizados tanto como suporte aos grupos técnicos de trabalho, quanto para a CIGEA. Além disso, outra proposta é traçar estratégias de comunicação entre todos os envolvidos, contribuindo para um trabalho mais eficiente para as frentes.

Com a primeira reunião realizada no mês de Setembro deste ano, diversas frentes já foram definidas. O processo de melhora na condução tanto dos trabalhos do CIGEA, quanto dos GTT's, contribuem para que ações sustentáveis deem bons resultados para a universidade.

Membros da Comissão:
  1. Eunir Augusto Reis Gonzaga (Técnico Administrativo na Diretoria de Sustentabilidade);
  2. Anaisa Filmiano Andrade Lopes (Discente de Pós-graduação em Ciências da Saúde);
  3. Christyan Paiva Farias (Técnico Administrativo na Diretoria de Sustentabilidade);
  4. Gustavo Maestri Machado Costa (Técnico Administrativo na Diretoria de Administração de Materiais);
  5. Luiz Fernando Campos Carvalho (Discente na Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária);
  6. Marcos Henrique Godoi Ganzalez (Técnico Administrativo na Diretoria de Sustentabilidade); e
  7. Samara Carbone (Docente na Graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária).