Mês de prevenção do câncer de mama

Cuidar-se sempre e sentir-se confortável com o próprio corpo é de extrema importância para o bem estar pessoal, mas esta questão abrange muito mais do que apenas estética, envolve principalmente a saúde.
tuila.jesus@ufu.br
14/10/2019 - 10:05 - atualizado em 14/10/2019 - 10:05

O movimento do "Outubro Rosa" teve início nos anos 90 nos Estados Unidos, em Nova York, na chamada "Corrida pela Cura". Uma caminhada de aproximadamente 5km na qual o intuito era alarmar sobre o câncer de mama, posteriormente outras cidades também adotaram ações de prevenção que acabaram decretando outubro como o mês destinado para estes atos. Aqui no Brasil essa influência chegou nos anos 2000, e desde então as campanhas nos municípios, estados e a publicidade mercadológica investem cada vez mais no tema.

 

Esse fator pode ser explicado devido ao fato de que a atenção ao próprio corpo pode prevenir o avanço no estágio da doença, ou pelo menos um acompanhamento desta se diagnosticado precocemente. O Ministério da Saúde aconselha que mulheres com 40 anos já procurem fazer o exame de mamografia, e que as de 50 anos ou mais realizem o exame de 2 em 2 anos. O Instituto Nacional do Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) indica que o número de mamografias realizadas pelas brasileiras no ano de 2014 permeia os 24%, porcentagem bem inferior aos 70% recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Diante desse fato, é muito importante a conscientização pelos meios de comunicação e a prevenção da doença por campanhas em todas as regiões do país.

 

Embora o exame seja de extrema importância, toda mulher deve prestar atenção também aos sinais do próprio corpo, sendo possível a realizaçâo de um "autoexame" em casa - que por sua vez não anula a consulta ao médico. Para possuir mais informações sobre possíveis sinais da doença e também outros aspectos que a rodeiam, confira as imagens de apoio a seguir: