Descarte Sustentável: Pilhas e baterias

A UFU oferece coletores sustentáveis para esses materiais nocivos á saúde humana.
mateus.prata@ufu.br
20/10/2019 - 14:37 - atualizado em 21/10/2019 - 10:54
Sabe aquela pilha usada do controle de sua televisão? Ou aquela bateria antiga do seu celular?

Você sabia que itens assim são extremamente nocivos ao solo, a vegetação e até a saúde humana?

Pilhas e baterias são itens muito úteis no nosso dia a dia, porém apresentam em suas composições, materiais tóxicos extremamente perigosos para a sua saúde como cádmio, chumbo, mercúrio, manganês, cobre, níquel, lítio, cromo e zinco.

Esses elementos podem afetar o sistema nervoso central, o fígado, os pulmões e os rins causando algumas doenças como anemia, paralisia parcial, debilidade entre outras patologias.

Enquanto estão sendo utilizadas, essas pilhas e baterias não oferecem risco para a saúde humana. O problema é quando elas são descartadas em locais não adequados ou passam por deformações na cápsula que as envolvem: amassam, estouram, e deixam vazar o líquido tóxico de seus interiores.

Locais adequados para descarte desses elementos não são tão fáceis de serem encontrados, mas você sabia que na Universidade Federal de Uberlândia existem mais de 60 coletores espalhados em seus campi?

Os coletores são caixas da cor laranja que ficam normalmente presos em paredes. Esses, tem local específico de descarte tanto para pilhas, quanto para baterias.

De acordo com o técnico administrativo da Diretoria de Sustentabilidade (DIRSU), Júlio Cesar Costa a importância do descarte sustentável é muito importante em diversos aspectos. " Anualmente 2 toneladas de pilhas e baterias ao destinadas para o descarte ambientalmente correto pela Universidade Federal de Uberlândia. Pilhas e baterias são produtos que descartados incorretamente podem prejudicar a saúde e o meio ambiente, algumas substâncias podem ir para os copos d'água. Elas contém metais pesados que podem poluir o lençol freático e o solo afetando a qualidade da água e dos alimentos que são produzidos".

Não deixe de descartar suas pilhas de forma segura! Após a coleta, os resíduos são encaminhados à empresa especializada e licenciada pelos órgãos ambientais para tratamento e descarte. É importante a contribuição de todas as esferas, incluindo a população, para contribuir nesta causa.