Turismo Ecológico

"Turismo ecológico" é o nome dado às atividades turísticas que relacionam o patrimônio cultural e natural com a preservação e relação sustentável com o meio ambiente
tuila.jesus@ufu.br
01/03/2020 - 17:32 - atualizado em 02/03/2020 - 17:33
O contato com a natureza e a preocupação com a preservação da fauna e flora dos locais visitados são características intrínsecas dessa atividade. Uma boa opção para se conhecer são as Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN), famosas "Unidades de Conservação", que podem ser grutas, cavernas, cachoeiras, trilhas, entre outros.

O Instituto Estadual de Florestas (IEF) é um dos programas do estado de Minas Gerais que gerencia parques como por exemplo o "Parque do Pau Furado", localizado nas cidades de Uberlândia e Araguari. O parque possui esse nome devido a uma árvore gameleira de grande porte que fica a beira do Rio Araguari, e que apresenta um furo do qual era extraído látex, por isto então "pau furado". Criado em 2007 e com uma área de 2,2 mil hectares de terreno, o parque está aberto para visitação de terça a domingo e feriados das 8h às 16h, com entrada restrita até as 15h, sendo as visitações dos dias de semana com necessidade de agendamento prévio pelo site "paufurado.blogspot.com".

O estado de Minas Gerais conta com vegetações e formas de relevo muito diferenciadas, contando com a presença de três biomas: o cerrado, a mata atlântica e a caatinga. Alguns possíveis locais de turismo ecológico em Minas são os parques: Biribiri, Ibitipoca, Itacolomi, Lapa Grande, Mata do Limoeiro, Nova Baden, Pau Furado, Pico do Itambé, Rio Doce, Rio Preto, Serra das Araras, Serra do Brigadeiro, Serra do Intendente, Serra do Papagaio, Serra do Rola Moça, Serra, Nova e Talhado, Serra Verde e Sumidouro.

Importante para a preservação do meio ambiente, provedor do contato com a diversidade cultural e natural do país e estimulante econômico sustentável, o ecoturismo pode proporcionar alternativas memoráveis para um lazer mais sustentável.