Segunda sem carne

Você já ouviu falar desse movimento?
31/05/2020 - 00:00 - atualizado em 16/07/2020 - 16:58

Ele teve início nos EUA no ano de 2003, e hoje conta com a participação de mais de 40 países. No Brasil, o "país do churrasco", a campanha é aderida desde 2009, tendo como parceira a Sociedade Vegetariana Brasileira (SVB). Em 2011, diversas escolas da rede pública do estado de SP aderiram à iniciativa e passaram a oferecer refeições com proteínas vegetais para os estudantes, e atualmente diversos outros estados também dispõe de cardápios vegetarianos.

Mas por quê aderir ao movimento?

1. Desmatamento para área de pasto - gera diminuição da biodiversidade, aumento na poluição do ar e solo principalmente por queimadas e extinção de espécies animais e vegetais.

2. Consumo de água para produção - para produzir 1kg de carne de frango são necessários 3.700L de água, para 1kg de suínos 6.000L e 1kg de bovinos 17.000L.

3. Liberação de gases efeito estufa - emissão do metano (CH4), liberado pelos bovinos.

4. Métodos cruéis de manutenção, transporte e abate de animais - uma das principais causas para quem adere ao vegetarianismo (não apenas nas segundas-feiras)

Pequenas ações como substituir o canudo plástico pelo de metal, a de levar consigo canecas, de substituir a sacola plástica pela ecobag, de retirar a carne às segundas entre outras, ajudam a amenizar os impactos gerados no meio ambiente, auxiliam ainda mais quando esses pequenos movimentos tornam-se grandes, forçando as indústrias a reinventarem ou repensarem seus métodos de produção para uma população consciente.

Na semana do meio ambiente, repense a sua rotina #emcasa, e busque evitar que a 'boiada' passe!

#semanadomeioambiente