Grupo de Trabalho Técnico sobre Educação Ambiental

Você conhece o Grupo Técnico de Trabalho sobre Educação Ambiental? Acesse a matéria e confira!
tuila.jesus@ufu.br
21/10/2020 - 19:21 - atualizado em 21/10/2020 - 19:21

Ele faz parte da nossa Diretoria de Sustentabilidade e é responsável por criar espaços de diálogo e propostas sustentáveis

A Diretoria de Sustentabilidade da Universidade Federal de Uberlândia (DIRSU/UFU) conta com uma Comissão Institucional de Gestão e Educação Ambiental (CIGEA), responsável por supervisionar se a implementação das ações e utilizações dos espaços da universidade correspondem às práticas sustentáveis propostas.

Dentro da CIGEA, existem Grupos Técnicos de Trabalho, direcionados às áreas de resíduos, paisagismo, construções, compras sustentáveis, qualidade da água, uso racional dos recursos, conservação energética e educação ambiental. Este último, intitulado por "Grupo Técnico de Trabalho sobre Educação Ambiental" é composto por docentes, técnicos e estudantes da graduação e pós graduação no intuito de consolidar aquilo que se entende por "Educação Ambiental".

Para isso, o grupo é responsável por realizar estudos que auxiliem na construção de uma universidade apta de conhecimento científico, pedagógico, político-cultural e filosófico no que tange ao meio ambiente; criar espaços de diálogo e trocas de vivência para, dessa forma, construir propostas condizentes com a realidade da UFU e de propor ações que englobem todas as formas e ciclos de vida contempladas em nosso espaço acadêmico de forma sustentável.

A Coordenadora do GTT de Educação ambiental conta que o grupo está atualmente voltado a realizar um levantamento de dados, "contando com informações da DIRSU para identificar as práticas adotadas pela universidade na coleta seletiva e gestão dos resíduos sólidos, bem como informações sobre o consumo de água, energia, papel, toners de impressoras e copos descartáveis, no intuito de propor ações de educação ambiental que possam contribuir com melhorias nesses processos".

Se você tem ideias, sugestões ou deseja participar do GTTEA, entre em contato pelo Instagram "@gttamb.ufu" ou email: gttedambiental@gmail.com