UFU aprova resolução que alinha extensão com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Atividades de extensão na universidade seguirão a ordem internacional da ONU no que se refere aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
eunir@ufu.br
19/04/2021 - 10:51 - atualizado em 23/04/2021 - 15:00

Reportagem: Ally Kalout.

O Conselho de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis aprovou no dia vinte e oito de outubro de 2020, uma resolução que visa a sistematização de projetos de extensão na Universidade Federal de Uberlândia com o alinhamento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). A iniciativa foi tomada a partir da submissão da UFU ao Times Higher Education Impact Rankings, um ranking internacional de universidades que avalia seu desempenho em relação aos ODS.

Os ODS são parte de uma agenda mundial, adotada durante a Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável em setembro de 2015. Tal agenda visa desenvolver um plano, com ações voltadas para o desenvolvimento mundial e melhoraria da qualidade de vida da sociedade. Com 17 objetivos que vão desde a saúde, educação, até a igualdade de gênero, universidades do mundo inteiro tentam aderir a agenda de 2030 proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU).

Sobre o alinhamento dos projetos de extensão da UFU com os ODS e a relação com os rankings internacionais, Luis Paulo Pires, servidor da Universidade Federal de Uberlândia, explica como as universidades estão aderindo à agenda mundial da ONU. “Atualmente, existe um esforço significativo das universidades ao redor do mundo para implementar a Agenda 2030 da ONU. Como parte desse esforço, a UFU fez, no final de 2020, a sua primeira submissão ao Times Higher Education Impact Rankings, um importante ranking internacional que mede o grau de aderência das universidades aos 17 ODS.”  Além disso, Luis Paulo também comenta como o desempenho da UFU será avaliado nesse ranking e a importância da resolução aprovada pela universidade. “Em breve poderemos conhecer o desempenho da nossa universidade no ranking, o que nos permitirá fazer uma análise estratégica dos dados e identificar as oportunidades para avançarmos na implementação dos ODS. Esta Resolução (CONSEX N° 6/2020), que expressa o comprometimento da Extensão na UFU com os ODS, terá papel fundamental neste processo”.

Quanto a como esse alinhamento entre os ODS e a universidade podem auxiliar a comunidade, não só universitária, mas como um todo, Luis Paulo afirma que “A Resolução n. 07/2018, do Conselho Nacional de Educação, define a Extensão Universitária como o elemento transformador da relação entre a universidade e a sociedade. Isto porque a Extensão envolve aspectos políticos, culturais, científicos e educacionais que, de um lado, estimulam a universidade a compreender a dinâmica do que ocorre além de seus muros e, de outro, possibilitam a comunidade externa a interagir com o saber acadêmico. Dessa relação surgem cidadãos e instituições capazes de transformar e impactar positivamente a realidade, conforme objetivam os 17 ODS da ONU”.

Hélder Silveira, Pró-reitor de Extensão e Cultura da Universidade Federal de Uberlândia, conta sobre os impactos desse novo alinhamento para a área e extensão e pesquisa “ A extensão, alinhada aos ODS, entra em uma rota internacional de apoio ao enfrentamento de problemas mundiais na colaboração do esforço das Instituições em auxiliar no desenvolvimento humano, social, cultural, ambiental e político. Deste modo, quando inserimos no Sistema de Registro e Informações da Extensão (Siex) a necessidade de atrelar as ações de extensão aos ODS buscamos induzir nossa comunidade a propor projetos que possam ser a base de soluções,  respostas e intervenções aos dilemas presentes na contemporaneidade”.

Quantos aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e sobre como eles podem auxiliar no desenvolvimento de pesquisa e extensão na Universidade, o Pró-reitor comenta sobre como os ODS têm profundo alinhamento com as áreas temáticas da extensão, previstos na Resolução n. 25/2019 do Conselho Universitário, afirmando que  “Nesse sentido, a extensão integradora dos projetos pedagógicos e organizadora da pesquisa colabora na busca de objetos de pesquisa, nos desdobramentos dos resultados investigativos  e no comprometimento social visando articular a Universidade aos diferentes setores da sociedade, sobretudo, os grupamentos vulneráveis, povos tradicionais, culturas locais e regionais, bem como a diversidade e a pluralidade cultural”.

A universidade estabelece, por meio da extensão e pesquisa, um compromisso social e ambiental, que através dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável será possível observar os desdobramentos desse compromisso, firmado pelo alinhamento da extensão com os mesmos.