Você sabia? Universidade Federal de Uberlândia tem ações que visam igualdade entre gêneros.

ally.kalout@ufu.br
01/10/2021 - 14:11 - atualizado em 18/11/2021 - 16:22

Imagem: Pixabay

 

Você sabia que a legislação federal prevê salários iguais para homens e mulheres desempenhando a mesma função no serviço público? Pois na UFU é assim! Em conformidade com a Lei Nº 8112/90, que rege o serviço público federal, não há discriminação de gênero nos pagamentos e no ingresso dos e das servidores e servidoras na universidade. 

O que mais está previsto nas legislações e que a UFU faz no sentido de promover a igualdade de gênero e valorizar o papel das mulheres? Por exemplo, A universidade também utiliza como critério de desempate nos processos de licitação, entre outros fatores, a presença de mulheres vítimas de violência doméstica no quadro de funcionários da empresa contratada, de acordo com a Lei Nº 14.133/2020. Isso garante que essas mulheres sejam colocadas no mercado de trabalho, uma das grandes dificuldades que algumas mulheres nessa condição enfrentam. Você pode verificar essas informações acessando o link https://ufu.br/transparencia-e-prestacao-de-contas/servidores

Mas a UFU vai muito além do que a legislação exige! Na universidade é comum as mulheres ocuparem posições de liderança. Por exemplo, atualmente duas Pró-reitorias da universidade são comandadas por mulheres: a de Graduação (chefiada pela Profa. Karém Cristina de Sousa Ribeiro) e a de Assistência Estudantil (chefiada pela Elaine Calderari). Isso sem contar os vários Institutos e as Coordenações de curso que são dirigidos pelas servidoras!  

Existem outras ações voluntárias realizadas na UFU nesse sentido. Existe o programa UFU-Mulher, vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex/UFU), que tem como foco a indução, o planejamento, a implementação e acompanhamento, bem como a avaliação de processos de atenção, emancipação, respeito, promoção, formação e qualificação de mulheres da comunidade extra-acadêmica, no âmbito da UFU.  

Outro exemplo também é a Política Institucional de Valorização e Proteção das Mulheres da Universidade Federal de Uberlândia, aprovada em 03 de maio de 2021, de acordo com a Resolução nº 02/2021 que tem como objetivo orientar ações voltadas à valorização, proteção e defesa das mulheres no enfrentamento e prevenção de qualquer tipo de violência contra as mulheres, que ocorram nos campi e/ou estruturas ligadas a UFU além de ações mais amplas no âmbito de ensino, pesquisa e extensão.  

A Política de Diversidade Sexual e de Gênero também é um fator a se destacar. Criada em Agosto de 2019, através da Resolução Nº 10/2019, a política tem como objetivo propor, implementar, consolidar e monitorar ações afirmativas para a diversidade sexual no âmbito da UFU, além de a implementação de programas com suas atividades na Universidade e garantir o exercício pleno da cidadania e da dignidade das pessoas (LGBT).  

Criada em 29 de dezembro de 2020 por meio da Portaria REITO Nº 1175, a Comissão Permanente de Acompanhamento da Política de Diversidade Sexual e de Gênero da UFU, acompanha a implementação da política na universidade e  fica responsável por apoiar as unidades administrativas e acadêmicas, as pró-reitorias e outros setores na implementação dos programas, dar suporte ao desenvolvimento das atividades abrigadas pelos programas, criar critérios de qualidade e eficiência das ações e atividades desenvolvidas, buscar a integração dos programas de que tratam de tal política e ser referência para as questões LGBT na universidade. Além disso, em parceria com a Diretoria de Comunicação (DIRCO), a política de diversidade sexual e de gênero também fica responsável por propor ações nos veículos de comunicação, estimulando o debate, o respeito e a tolerância quanto às questões LGBT.