Agricultores e produtores familiares do município de Monte Carmelo e região recebem assessoria técnica

O Núcleo de Agroecologia do Cerrado Mineiro (NACEM) da UFU se engaja em atividades voltadas para a agricultura familiar
ally.kalout@ufu.br
17/11/2021 - 16:31 - atualizado em 17/11/2021 - 16:41

       A agricultura familiar é um tipo de agricultura desenvolvida em pequenas propriedades rurais. Recebe esse nome devido a sua realização por grupos de familias. Sua importância, conforme reconhece o ODS 2 (Fome Zero e Agricultura Sustentável), vem do fato de ser um fator que contribui para a geração de renda e emprego no campo, além de trabalhar com a sustentabilidade das atividades do setor agrícola. Com isso, surge a necessidade de incentivo da mesma, através de assistência técnica, entre outros instrumentos.  

Sediado no Centro de Incubação de Empreendimentos Populares Solidários (Cieps), vinculado à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PROEXC), o Núcleo de Agroecologia do Cerrado Mineiro (NACEM) é constituído por professores e estudantes da Universidade Federal de Uberlândia que se envolvem com atividades de ensino, pesquisa e extensão voltadas para a agricultura familiar dentro de uma perspectiva agroecológica. Suas ações buscam dar uma maior autonomia às famílias atendidas e também o crescimento de propriedades rurais em transição agroecológica, contribuindo com o Núcleo de Estudos em Agroecologia e Produção Orgânica (NEA) da UFU. 


Foto:  Arquivo Milton Santos

 

Entre 2019 e 2020 o Núcleo de Agroecologia do Cerrado Mineiro (NACEM) realizou ações que buscaram a manutenção das atividades de ensino, pesquisa e extensão já em andamento na universidade e nas comunidades rurais da região, proporcionando maior autonomia às famílias atendidas. Em uma região marcada pelo predomínio da agricultura empresarial, que restringe oportunidades de acesso a conhecimento e assessoria técnica pelos agricultores familiares, as ações do Núcleo têm papel fundamental para o desenvolvimento dessas atividades, que são responsáveis por grande parte do abastecimento alimentar da região.  

Além da assessoria técnica, os agricultores contam também com reuniões de planejamento e avaliação das ações do projeto, além de rodas de conversa com agricultores e equipe do Cieps em Uberlândia.