Universidade Federal de Uberlândia promove curso preparatório para vestibulares no Campus de Monte Carmelo

O projeto Ações Formativas Integradas de Apoio ao Ingresso no Ensino Superior (AFIN) auxilia na preparação de estudantes de escolas públicas.
ally.kalout@ufu.br
25/11/2021 - 17:25 - atualizado em 25/11/2021 - 17:25

De acordo com o Censo escolar de 2018 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, a cidade de Monte Carmelo possui cinco escolas de ensino médio, sendo 1839 alunos matriculados. Este conjunto de alunos geralmente é oriundo das classes mais carentes da sociedade. Iniciativas que nasceram e ainda nascem nas instituições públicas de ensino superior têm contribuído para reverter a desigualdade social entre o ensino publicoum melhor embasamento em relação ao conteúdo das provas dos processos seletivos, para jovens e adultos, que vêm de escolas públicas da região do Alto Paranaíba/Triângulo Mineiro, para a execução do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) e outros processos seletivos realizados no país. São realizadas  aulas de conteúdos específicos para o ENEM, por professores da UFU selecionados por processo seletivo interno da PROEXC/UFU. 

 

Imagem: Programa AFIN

 

O projeto, sob coordenação do Professor Caio César Rangel do Instituto de Geografia da UFU, teve início em abril do ano de 2021 e vai até o dia 31 de dezembro deste ano.  

A proposta visa suprir a carência deste tipo de serviço na região, visto que não existem cursinhos pré-vestibulares gratuitos em Monte Carmelo e vizinhança. Neste sentido, o presente projeto de extensão auxilia na a redução das desigualdades sociais, aumentando as condições competitivas dos alunos do sistema público de ensino básico, nos processos de exames vestibulares da região, contribuindo assim, para o acesso de alunos da rede pública ao ensino superior. Tal ação contribui para os ODS 1 (Erradicação da pobreza), 4 (Educação de qualidade) e 10 (Reducação das desiguadades sociais). 

Para mais informações visite a pagina do instagram @afinmontecarmelo