Pesquisa para implantação de bicicletários

portal.sustentavel
29/07/2013 - 13:22 - atualizado em 28/12/2015 - 09:18

Incentivar o uso de bicicletas pode amenizar problema de falta de vagas nos estacionamentos, minimizar a emissão de gases de efeito estufa, diminuir o uso de combustíveis fósseis e estimular a prática de exercícios físicos.

Com o intuito de oferecer segurança e estrutura física adequada aos ciclistas, a UFU elabora um projeto para implantação de bicicletários em todos os campi da instituição. O trabalho é realizado em conjunto por duas diretorias da Prefeitura Universitária: Diretoria de Infraestrutura - DIRIE e Diretoria de Sustentabilidade Ambiental - DIRSU em parceria com o Instituto de Geografia. A coordenação está a cargo da Arquiteta, Elaine Calderari, gerente de projetos de infraestrutura e do Geógrafo, Eunir Augusto Reis, gerente de planejamento e gestão ambiental, sob orientação do Professor Sylvio Luiz Andreozzi.

De acordo com o estudante de geografia, Fábio Amaral, estagiário da DIRSU, o projeto está em fase de pesquisa e diagnóstico de viabilidade e localização adequada. “A aplicação de um questionário é fundamental para que o projeto seja implantado de modo a atender as necessidades da comunidade acadêmica”, explica.

Foi elaborado um questionário com o objetivo de identificar as necessidades e prioridades das pessoas que utilizam bicicletas como meio de transporte para se deslocar até a UFU. Além de quantificar os potenciais usuários.

Texto: Letícia França (Estagiária de Graduação)