UFU divulga resultados dos esforços para garantir qualidade adequada da água

Por meio da impressão e fixação dos laudos técnicos em pontos estratégicos, universidade presta contas a alunos e funcionários
gabriela.pina@ufu.br
09/03/2023 - 10:30 - atualizado em 09/03/2023 - 10:31

A Prefeitura Universitária (PREFE/UFU), por meio da exposição dos laudos técnicos que atestam os resultados de análises físico-químicas e microbiológicas, está dando continuidade ao projeto de uma gestão focada na qualidade da água e no processo de transparência desses esforços. A divulgação dos laudos, realizados pelo Laboratório de Qualidade da Água (LAQUA), faz parte do Plano Institucional de Segurança da Água, que monitora essa questão.

Essa é apenas uma das ações do plano, que possui como objetivo monitorar a integridade da qualidade e potabilidade da água no ponto de consumo de todos os campi da UFU, em todas as cidades em que está presente. Algumas das outras ações realizadas são o monitoramento diário de cloro, a cloração adicional quando necessária e a limpeza de reservatórios. Os primeiros pontos a receberem a fixação pública dos pareceres laboratoriais são a Reitoria, o bloco 3Q, o Restaurante Universitário e a Biblioteca no campus Santa Mônica, e o Restaurante Universitário do campus Umuarama.

Para Renata Lorena da Costa Ferreira, nutricionista da Divisão de Restaurantes Universitários, “a colagem dos laudos técnicos nos Restaurantes Universitários traz a segurança de que a água utilizada para a manipulação dos alimentos é potável e não representa fonte de contaminação para alimentos, colaboradores e usuários, sendo própria para consumo humano”, relata. A nutricionista ainda aponta que “se efetivada semestralmente, essa medida contribui de forma complementar na garantia de qualidade das refeições e auxilia na prevenção de possíveis Doenças Transmitidas pela água”.

“Eu notei os laudos em um dos pontos em que foram colocados, acho realmente interessante, principalmente porque tem alguns blocos, nos dois campi que frequento, que eu costumava ficar um pouco desconfiada e evitar consumir a água de lá, por conta de algumas características que me incomodavam, como sabor e cor aparente”, relata Giovanna Mendonça, aluna do curso de Saúde Coletiva. Por isso, ela considera que  “ter esses laudos comprovando a qualidade e potabilidade da água é bem tranquilizador”.

Além disso, houveram avanços positivos em relação ao monitoramento da água desde o estabelecimento do Plano Institucional de Segurança da Água, como por exemplo a gestão de riscos dos pontos críticos de controle, incentivando boas práticas no que diz respeito à proteção com múltiplas barreiras para a contaminação, como explica o Diretor de Sustentabilidade, Nelson Barbosa.

Como lembra Renata, “de acordo com a RDC N° 216/2004, que dispõe sobre o Regulamento Técnico de Boas Práticas para Serviços de Alimentação, é indicado que o reservatório de água deve ser higienizado, em um intervalo máximo de seis meses, devendo ser mantidos registros da operação. Portanto, além da necessidade de higienizações periódicas, garantindo a pureza necessária para a utilização da água, é recomendável a comprovação desses serviços e os laudos técnicos, contribuindo para o resguardo de toda a comunidade acadêmica”.

Ressalta-se que o controle da qualidade e segurança da água é constante e os laudos divulgados serão renovados periodicamente, de modo a manter as informações o mais atualizadas possíveis e contribuir no processo de supervisão da potabilidade e das características da água consumida nos perímetros da universidade.