UFU termina instalação de placas solares nos campi Ituiutaba e Monte Carmelo

Ação faz parte do Programa de Eficiência Energética da universidade
gabriela.pina@ufu.br
15/03/2023 - 11:30 - atualizado em 15/03/2023 - 11:46

Visão aérea das instalações de painéis fotovoltaicos no Campus Ituiutaba. Imagem: Relatório Flash - Soluções em Importação.

No final de 2021 foram finalizadas as obras de instauração do sistema de energia solar fotovoltaica nos campi Monte Carmelo e Ituiutaba da Universidade Federal de Uberlândia. O projeto segue o sucesso da mesma empreitada realizada no Campus Santa Mônica, que também recebeu os painéis para geração de energia elétrica no ano anterior. O investimento foi de cerca de R$3 milhões, provenientes da verba extra orçamentária vinda do MEC. O prognóstico de economia é de R$ 105.264 anuais no Campus Ituiutaba e R$ 70.176 no Campus Monte Carmelo, além de R$ 262.608 no já mencionado Santa Mônica.

Previamente, o Programa de Eficiência Energética da UFU já havia realizado diversas ações em concomitância com o śetimo Indicador Brasileiro para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU), que visa promover energia limpa e acessível para todos.

O acesso confiável à energia limpa é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Imagem: ONU Brasil.

Troca de lâmpadas comuns para as de LED, modernas e econômicas, assim como a substituição de aparelhos de condicionamento ambiental ineficientes, são algumas das ações anteriores do Programa de Eficiência Energética da UFU, que  existe desde 2017 e recebe apoio financeiro da Companhia Elétrica de Minas Gerais (CEMIG). Tal parceria surgiu após a aprovação em editais de Chamadas Públicas da estatal, que visa a redução do consumo de energia e, consequentemente, de demanda para o sistema elétrico, enquanto promove e propala a necessidade e benefícios da eficiência energética.

A economia anual advinda de todos esses empreendimentos é de quase 2 milhões de reais (R$ 1.941.391, conforme a base de dados pública da UFU), com a universidade gerando cerca de 3.883 MWh/ano (equivalente a 25.511 casas abastecidas) a partir de suas 1242 placas fotovoltaicas instaladas e redução de consumo após a substituição de 49.777 lâmpadas. Em toda geração de energia há um impacto ambiental a ser observado, até mesmo as inovações mais sustentáveis. Deste modo, todas as medidas possíveis de serem tomadas para reduzir tais impactos são bem-vindas e importantes.

Instalação do sistema vista de cima em Monte Carmelo. Imagem: Relatório Flash - Soluções em Importação.