Finalização do processo para a renovação do Selo da Agenda Ambiental na Administração Pública

A UFU está integrada a uma das ferramentas de monitoramento socioambiental a nível federal com atualização anual de dados
gabriela.pina@ufu.br
28/04/2023 - 18:30 - atualizado em 29/04/2023 - 13:20

A equipe UFU Sustentável enviou, em um esforço que durou semanas durante o primeiro semestre de 2023, os dados de consumo da universidade para o Ministério do Meio Ambiente (MMA), por meio da plataforma 'Ressoa', que é um sistema virtual de monitoramento de gestão socioambiental. A ação é parte do processo de renovação do Selo A3P, concedido pela primeira vez para a instituição em 2019, quando se comprometeu com a adesão à Agenda Ambiental na Administração Pública (A3P) pelo período mínimo de 5 anos.

A A3P é um programa de adesão voluntária do MMA que existe desde 1999, formalizado em 2020, cujo objetivo é o incentivo a adoção de práticas mais sustentáveis e socioambientalmente responsáveis nas instituições públicas do país. A ideia por trás desse projeto é a de que o Governo Federal possui um papel estratégico na “revisão dos padrões de produção e consumo e na adoção de novos referenciais em busca da sustentabilidade socioambiental”.

Os eixos temáticos do programa, que demonstram a preocupação de um órgão em obter eficiência na atividade pública enquanto promove a preservação do meio ambiente, são:

I – uso racional dos recursos naturais e bens públicos;

II – gestão adequada dos resíduos gerados;

III – qualidade de vida no ambiente de trabalho;

IV – sensibilização e capacitação dos servidores;

V – contratações públicas sustentáveis e

VI – construções sustentáveis.

Cada instituição possui o dever de coletar dados acerca de questões de consumo e destinação adequada de recursos naturais e que possuam impacto no meio ambiente, como por exemplo o consumo de água, e a plataforma Ressoa, cria um relatório final com todos os dados, como o abaixo:

Gráfico criado pelo RESSOA com os dados coletados na Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Após a assinatura ao Termo de Adesão à A3P, o MMA acompanha anualmente as ações implementadas pelo órgão parceiro, prestando o “assessoramento técnico necessário para o atingimento dos objetivos” estabelecidos, por meio do Relatório de Monitoramento Socioambiental. Na UFU, há uma Comissão Gestora da A3P, aprovada pela Portaria Nº 1156/2019, com a missão de promover ações mais eficientes em busca da sustentabilidade ambiental na universidade.

São enviados dados acerca do consumo e gasto com água e energia, assim como a compra e destinação adequadas de copos descartáveis e resmas de papel, e o total de carbono emitido e combustível gasto em viagens em nome da organização, tanto terrestres quanto aéreas. A energia consumida é um dos eixos analisados, pois é um dos indicadores do desenvolvimento econômico e da qualidade de vida de uma sociedade. Estes são os dados de consumo da UFU no último ano:

Outro gráfico criado pelo RESSOA com os dados coletados na UFU, detalhado neste post.

Após a inserção dos dados e submissão ao MMA, há ainda a etapa do banco de boas práticas, em que cada instituição descreve as iniciativas implantadas que conversam com os indicadores dos eixos temáticos da própria A3P e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Após uma avaliação da equipe responsável  e as possíveis correções, essas ações são publicadas no portal do Ressoa para o acesso público. Em caso de renovação do Selo de Monitoramento do Ressoa, a UFU o receberá por meados de julho, após a análise de todos os relatórios enviados pelos parceiros do programa.