Sucesso na I Mostra UFU Sustentável

Evento aconteceu presencialmente no Campus Santa Mônica e foi transmitido para a comunidade universitária de outras localidades
gabriela.pina@ufu.br
15/06/2023 - 09:45 - atualizado em 13/07/2023 - 15:51

 

 

Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, a Universidade Federal de Uberlândia organizou a Mostra UFU Sustentável, que ocorreu nos dias 01, 02 e 05 de junho de 2023. O evento contou com a participação de servidores, professores e alunos de diversos cursos e áreas da Universidade, honrando a natureza interdisciplinar do assunto abordado e buscando impactar a comunidade acadêmica e incentivar a conscientização ambiental.

Dialogar sobre sustentabilidade é uma missão de qualquer órgão público, uma vez que desde julho de 2022 a Organização das Nações Unidas (ONU) considera que um meio ambiente limpo e saudável é um direito humano fundamental. Além disso, também avalia que a mudança climática e a degradação ambiental são algumas das ameaças mais urgentes ao futuro da humanidade. 

O tema estabelecido para o Dia Mundial do Meio Ambiente é #BeatPlasticPollution, ou seja, combater a poluição de plástico.  De acordo com o programa ambiental da ONU, resíduos plásticos são os piores tipos de poluição marinha e, infelizmente, o mais comum, sendo responsável por cerca de 85% de todo o lixo localizado nos oceanos. A presença de microplásticos gerados a partir da atividade humana são uma similaridade entre o pico da Montanha Everest e a Fossa das Marianas, o ponto mais profundo do oceano, por exemplo.


 

E como a UFU entra nisso?

 

Por aqui na UFU, a Semana do Meio Ambiente foi focada em expor para toda a comunidade algumas das práticas que já acontecem dentro e fora dos campi e que possuem envolvimento de técnicos, discentes e docentes da Universidade. Apesar dos inúmeros relatórios que apontam para uma realidade pessimista, o último Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) aponta que ainda é possível amenizar alguns dos impactos ambientais provenientes da atividade humana nos próximos anos.

Portanto, nos dois primeiros dias da Mostra UFU Sustentável, vários projetos e práticas foram apresentados, dentro de 10 eixos temáticos. No dia primeiro, após uma abertura que contou com a presença do vice-reitor, Profº Dr. Carlos Henrique Martins da Silva, do prefeito universitário, Profº Dr. João Jorge Ribeiro Damasceno, da pró-reitora de Graduação, Profª Drª Kárem Cristina de Souza Ribeiro, da pró-reitora de Assuntos Educacionais, Drª Elaine Saraiva Calderari, do pró-reitor de Planejamento e Administração, Profº Dr. Darizon Alves de Andrade, do diretor  de Provimento e Acompanhamento de Administração e Carreira,  Profº Dr. Renan Billa, do pró-reitor de Extensão e Cultura, Profº Dr. Hélder Eterno da Silveira e da diretora de Pós-Graduação, Profª Drª Eloísa Amália Vieira Ferro, iniciaram-se  as apresentações.

 

Como foi a Mostra?

 

As primeiras práticas apresentadas foram as do eixo temático de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), com “Ações do CGODS UFU para Agenda 2023”, “Observatório Interamericano e Europeu dos ODS” e “A UFU e os 17 ODS”, que foram abordadas algumas informações referentes aos rankings internacionais de universidades de que a UFU participa. Em sequência foi apresentada a prática “Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P)”, dentro do eixo de Governança.

Para finalizar a manhã, dois trabalhos vindos do Campus Pontal foram apresentados dentro do eixo Agricultura e segurança alimentar, estes sendo “acompanhamento de agricultores na busca pela produção agrícola sustentável” e “Núcleo de Agroecologia do Cerrado Mineiro: valorizando os saberes”.  Acesse a transmissão deste período do evento aqui.

Após o almoço a programação voltou com o eixo de “Cidadania”, com apresentações sobre “O álbum ‘Da Lama Ao Caos’ e seu potencial de refletir questões socioambientais”, “O Núcleo de Filosofia da Energia da UFU”, “Ampliando a cidadania ambiental por meio de mostra de filmes e podcast” e “Cátedra Sérgio Vieira de Mello UFU e o princípio de não deixar ninguém para trás”.

Em sequência de uma breve intervalo, o eixo de Cidadania continuou, com as práticas “Projeto Sala + Verde”, “Sisbi Sustentável: ações de sustentabilidade aplicadas nas Bibliotecas UFU” e “Sustentabilidade em movimento: boas práticas ambientais e sociais”. Finalizando o dia, foi apresentado o “Projeto de Eficiência Energética da UFU”, dentro do eixo de Eficiência Energética. Acesse a transmissão deste período do evento aqui.

No segundo dia de evento a mostra de práticas teve continuidade, com o eixo de Resíduos iniciando as atividades. As apresentações contemplaram “Logística Reversa de Materiais de Escrita”, “A Coleta Seletiva Solidária na UFU”, “Aproveitamento geotécnico de lodo proveniente de uma estação de tratamento de águas”, “Gerenciamento de RSS e sólidos perigosos da UFU” e “O seu consumo é problema nosso: aprendizados do projeto de extensão Coleta Seletiva na Minha Casa”. Em sequência, o eixo de Água contou com as práticas de “Gestão de Qualidade da água na UFU” e “Dez anos de monitoramento de chuva nas Estações Meteorológicas das Fazendas Experimentais UFU”. Acesse a transmissão deste período do evento aqui.

Encerrando a mostra de práticas, foram apresentadas durante a tarde do segundo dia o eixo de Biodiversidade. As sessões foram “Desenvolvimento é sustentável do ponto-de-vista de uma planta?”, “Incontáveis formas de vida que nos cerca: um olhar para o universo das abelhas nativas do Brasil”, “Tutorial de cultivo de luminárias?!? A transformação da indústria do design com materiais disruptivos” e “Informações sobre o Museu de Biodiversidade do Cerrado”. 

No eixo de “Saúde” foram apresentados “Desenvolvimento Sustentável pelo Grupo de Inovação em Diagnóstico Salivar e Nanobiotecnologia da UFU”, “As relações do monitoramento de vetores com saúde e meio ambiente: considerações das ovitrampas” e “Uso de corantes naturais em Instituições de Saúde (Cores da Esperança)”. E, por fim, “Desenvolvimento de materiais para a aplicação com hidrogênio com foco em descarbonização” foi a última prática apresentada, dentro do eixo de Novas Tecnologias. Acesse a transmissão deste período do evento aqui.

 

Dia Mundial do Meio Ambiente

 

O terceiro, e último, dia do evento contou com uma programação diferente, em celebração ao Dia do Meio Ambiente. A manhã contou com cinco grandes atividades: a exposição de taxidermia, a Mostra do Circuito Tela Verde, a Roda de conversa sobre  animais silvestres, uma visita guiada ao Doce Jardim do Campus Santa Mônica, e o Painel de Políticas Ambientais da UFU. 

A exposição foi montada e acompanhada pela Polícia Militar Ambiental, logo pelo início da manhã no saguão do bloco 5O, e ficou por lá até a hora do almoço. A PMA trouxe quase dez animais taxidermizados típicos do cerrado brasileiro, entre onças, tamanduás, um tatu e um jacaré. Os exemplares chamaram a atenção dos funcionários e estudantes que passavam pelo bloco, rendendo vários olhares, comentários e fotos. A ideia da exposição era justamente essa: provocar curiosidade e chamar a atenção para a causa dos animais silvestres, que estava sendo discutida no auditório ao lado. 

No auditório 5O-B, aconteceu a Mostra do Circuito Tela Verde, um projeto do Ministério do Meio Ambiente de exibição de vídeos independentes sobre questões ambientais. Apresentado pelo Coordenador da Divisão de Planejamento Socioambiental, Eunir Augusto, o vídeo selecionado para a exposição foi OS GUARDIÕES DA NATUREZA Refúgio de Vida Silvestre Matas do Sistema Gurjaú, e antecedeu as discussões da Roda de Conversa.

Tendo início às 9:00, aconteceu a Roda de Conversa sobre Animais Silvestres, que trouxe agentes e instituições da luta ambiental para contar seu trabalho e discutir o tema. O primeiro órgão apresentado foi o IBAMA, por Rodrigo Herles Santos, que trouxe imagens e vídeos de ações pelo Brasil e especialmente o Triângulo Mineiro, ressaltando a importância de se discutir a violência, o cativeiro, e outras ações ilegais quando o assunto são animais silvestres. Em seguida, veio um parceiro natural do IBAMA, a Polícia Militar Ambiental, apresentada pelos Sargento Rodrigo Campos e a Soldado Bianca Kelly, trazendo dados mais específicos sobre a caça ilegal de javalis; animal introduzido na fauna brasileira, e que acabou se proliferando pela prática de caça recreativa. 

Em seguida, mais um parceiro da PMA, o professor Márcio Bandarra apresentou o Hospital Veterinário da UFU, que atende também os animais resgatados pela polícia, além dos trazidos pela população. Por fim, também em diálogo com os agentes anteriores, foi apresentado o projeto de monitoramento de atropelamento de animais do Instituto de Biologia da UFU, por Carine Firmino, que aprofundou a discussão com dados e estatísticas de todo o mundo. Após o intervalo das aresentaçẽs, foi feita a roda de conversa, com perguntas gerais e direcionadas do público. A transmissão dos dois eventos pode ser acessada aqui

Assim que a conversa foi finalizada, os participantes foram convidados a ir rumo à biblioteca, onde está localizado o doce jardim da UFU. O projeto consiste num espaço seguro para a preservação de abelhas. As professoras Fernanda Helena Nogueira Ferreira e Solange Cristina Augusto apresentaram o projeto, o local, e as espécies que ali habitam, com direito a fotos e observações próximas das colméias. As professoras frisam que não há perigo nesta prática, uma vez que todas as espécies não possuem ferrão, e já habitavam a universidade em diversos espaços.  

E à tarde, aconteceu mais uma grande atividade, o Painel sobre Políticas Ambientais da UFU! Ministrado por Samara Carbone e Marcos Godoi, o primeiro momento do painel consistiu numa apresentação de como foi o andamento da política ambiental da universidade, passeando pela história da UFU. Em seguida, foi aberto um momento para perguntas e falas de insatisfação do que ainda precisa de avanços e mudanças. Tendo essas informações em mente, os participantes foram divididos em grupos, que montaram apresentações de suas ideias para o aumento da sustentabilidade na UFU. Todas as ideias e sugestões foram devidamente registradas pelo Observatórios, para então serem levadas à Comissão Institucional de Gestão e Educação Ambiental (CIGEA). 

A transmissão do de toda atividade e seus resultados está disponível no Canal Oficial da UFU.

O evento foi realizado por uma comissão organizadora estruturada especificamente para a Mostra e que estabeleceu um contato mais próximo entre figuras importantes da atuação e pesquisa na área ambiental dentro da UFU. Para quem participou do evento, os certificados ficarão disponíveis em breve no SIEX e o formulário de avaliação do evento aqui.

 

AnexoTamanho
PDF icon Mostra UFU Sustentável.pdf744.21 KB