Sustentabilidade pelas mãos dos estudantes

Rede ENACTUS está presente na UFU e possui projetos sustentáveis em diversas áreas
gabriela.pina@ufu.br
10/10/2023 - 15:40 - atualizado em 10/10/2023 - 15:40

Por Isadora Pinheiro 

 

A Enactus é uma rede internacional de incentivo ao empreendedorismo universitário, presente em mais de 33 países, inclusive no Brasil. A ideia é criar espaços onde os estudantes possam desenvolver ideias inovadoras que se relacionem com a comunidade, por meio de inúmeros projetos. No Brasil, a rede Enactus UFU se tornou referência ao sair vitoriosa do Evento Nacional Enactus Brasil, ENEB 2023, e ser convidada para a competição mundial, que acontecerá na Holanda no fim do ano! 

 

Time Enactus UFU em foto recente. Foto: arquivos pessoais Enactus. 

 

A rede se constitui de estudantes voluntários, além de parcerias de grandes empresas e universidades. Na UFU, o projeto chegou por uma demanda dos próprios alunos, segundo o atual professor conselheiro do grupo, Sylvio Andreozzi. Sem domínio de um curso ou área em específico, a rede une pessoas dos mais diferentes cantos da UFU em projetos diversos. Inicialmente, se tratava de uma rede desvinculada dos meios formais da universidade, mas que agora está oficialmente vinculada como colaboradora da instituição. 

 

Andreozzi comenta que a dinâmica da rede é baseada no desenvolvimento de uma autonomia e empoderamento dos estudantes, que idealizam os projetos, os executam, e os levam para frente. Por ser uma rede internacional, os projetos também precisam corresponder a algum Objetivo do Desenvolvimento Sustentável, os famosos ODS, para serem executados. Quanto aos prêmios conquistados pelo time, eles auxiliam na promoção de novas parcerias e, em caso de prêmios em dinheiro, na compra de equipamento e materiais para a continuidade das atividades realizadas.  Porém  Andreozzi salienta que o clima na rede não é de disputa, e comenta: “A competição tem o objetivo de divulgar o que está sendo feito pelo Brasil, e incentivar a participação das pessoas. Apesar de ser uma competição, o espírito colaborativo é muito forte, você não vê outras equipes como adversárias. Você vê alguém que faz parte do grupo Enactus, que tem um programa, e se o dele for melhor que o seu, que legal! Isso é uma característica de toda a estrutura!”.

 

Os projetos do Enactus UFU

 

Para desenvolver tais habilidades empreendedoras, os membros do Enactus ingressam em um dos projetos do grupo. Assim que iniciam o processo trainee, os estudantes conhecem um pouco de cada área, e os gerentes dos projetos o alocam em um deles, de acordo com o desempenho, afinidade e interesse do membro. Os projetos do Enactus UFU são:

 

Aroeiras 

 

O Aroeiras consiste numa marca focada no empoderamento de mulheres! Os produtos são feitos de tecidos que seriam descartados, mas que são doados por grandes empresas e transformados em produtos artesanais pelas mãos de costureiras de Uberlândia, Nina, Dona Maria, e Dona Lenir. 

 

Bia Khein, atual diretora de marketing, cursa administração na UFU e atua no Enactus desde novembro de 2021, no projeto Aroeiras. Ela conta que o projeto pôde se reestruturar presencialmente no início de 2022, após os anos de distanciamento, em etapas: buscar costureiras voluntárias para ensinar o trabalho, conseguir parcerias que fornecessem maquinário e material, e conquistar mulheres que desejassem fazer da costura o seu trabalho. Para Bia, é gratificante perceber o efeito que as iniciativas do projeto causam na comunidade externa e receber comentários deles. “Impactar vidas das comunidades em Uberlândia, nos impacta mais do que imaginamos antes de iniciar na Enactus. Como profissional, encontrei no empreendedorismo social o meu propósito e vejo como oportunidade o crescimento das áreas de ESG dentro das empresas, até como incentivo para projetos como os da Enactus.”, Khein relata.

 

O produto carro chefe da marca Aroeiras hoje são as ecobags, com estampas coloridas que são inclusive divulgadas pelos clientes nas redes sociais. Aroeiras também foi premiado no ENEB 2023, conquistando o troféu “ODS 5 - Igualdade de Gênero”!

 

Lenir é amazonense, e um dos pilares do projeto Aroeiras. Foto: arquivos pessoais Enactus.

 

Fazendinha de Insetos 

 

Localizada no Centro de Incubação de Atividade Empreendedoras, o CIAEM, a Fazendinha de Insetos é o projeto mais jovem do time Enactus UFU. Consiste na produção de ração para animais a partir de larvas da Mosca Soldado Negro, que também pode render a produção de biofertilizante e biogás. 

 

A Mosca Soldado Negro foi escolhida para isso por ser um inseto decompositor, ou seja, em seu estado larval é extremamente rica em proteínas. Isso resulta numa ração de maior qualidade e de valor mais acessível. Em menos de seis meses de existência, o projeto já recebeu o prêmio Alimentação em Foco, no ENEB 2023! 

 

Para conhecer mais do projeto, é só seguir a página da Fazendinha no Instagram, @fazendinhadeinseto.  

 

 

Bread & Bug

 

O Bread & Bug é o que se pode chamar de “case de sucesso” do Enactus UFU! O que antes era um projeto da rede, hoje já se configura como microempresa e é reconhecida no mercado sênior. Criado em 2017, o B&B consiste numa integração entre a criação de insetos e a plantação de alimentos orgânicos. Os resíduos produzidos pela larva do inseto tenébrio-molitor são ricos em nutrientes, graças à alimentação fornecida nos criadouros, e por isso são introduzidos como fertilizantes naturais para as plantações. Dessa forma, é criado um sistema circular que nutre o processo da plantação!

 

Kaio Sardinha, estudante de biomedicina e atual presidente do Enactus UFU, foi gerente do Bread & Bug antes de assumir o atual cargo. Dentro do projeto, Sardinha cresceu na área e se destacou. Andreozzi o cita de exemplo para marcar sua percepção sobre um dos propósitos da rede: incentivar o empreendedorismo social nos integrantes, dando-os possibilidades de desenvolver suas ideias e trabalhar em grupo por uma mesma causa. Sobre o Bread & Bug, Kaio comenta “esse projeto se tornou um negócio socioambiental, um empreendimento social do qual sou sócio, e atuo hoje buscando levar esse impacto para mais pessoas daqui de Uberlândia, do Brasil e do mundo.” 

 

Atualmente, o Bread & Bug não consta como projeto do Enactus UFU, mas é por um bom motivo. O projeto é o primeiro da rede UFU a evoluir para um negócio sênior empreendido por membros,  tornou-se a marca de biofertilizantes BeFert e seguirá se desenvolvendo no mercado, como idealizado no propósito da rede. 

 

Para conhecer os caminhos do projeto, é só acessar sua página no Instagram, @breadebug, e o mesmo vale para a marca BeFert

 

O Futuro

 

Quanto ao futuro da rede, Andreozzi comenta que espera pela chegada de novos membros para o grupo. Atualmente, o Enactus UFU atua apenas em Uberlândia, mas a abertura de um time no campus UFU de Ituiutaba está nos planos.

Entre os membros, fala-se  com muito orgulho do que já conquistaram, e com entusiasmo pelo que está por vir. Sardinha  hoje realiza estágio na Enactus Brasil, dando suporte para todos os times do país, e atribui à rede as suas múltiplas possibilidades de futuro profissional, seja dentro da Enactus Brasil, ou enquanto empreendedor social e criador de novos negócios.

Andreozzi finaliza a conversa reiterando o propósito de autonomia dos membros, e a força da capacidade dos estudantes, dizendo “É claro que a gente fica muito feliz com o sentimento de vitória pelos prêmios, mas o que senti foi um grande orgulho dos nossos discentes. Quando você permite que os estudantes façam as coisas, eles vão muito bem, eles voam! Então eu fiquei muito feliz de ver o trabalho deles ser premiado. Devemos investir em projetos como esse, que permitem que os alunos se envolvam em outras atividades que não sejam as obrigatórias do curso, e que os permitem exercer essa autonomia, iniciativa e responsabilidade”.   

E sobre premiações e o futuro da rede, após vencer o Prêmio Enactus Brasil, a Rede UFU poderá concorrer na premiação mundial que acontecerá na Holanda! Por isso, para levar os membros para a Europa, o grupo está realizando uma Vaquinha Virtual para arrecadar fundos, explicada com detalhes na página oficial do grupo.