UFU é aprovada em Chamada Pública de Eficiência Energética

Edital PROCEL prevê captação de verba para execução de projetos no setor público
gabriela.pina@ufu.br
09/11/2023 - 16:23 - atualizado em 21/11/2023 - 08:28

Não é de hoje que a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) investe em programas de eficiência energética em seus sete campi. Só nos últimos anos, ocorreu a substituição de lâmpadas comuns para as de LED em diversas edificações da UFU, assim como de equipamentos antigos para novos, mais energeticamente eficientes. Além disso, foi realizado o processo de etiquetagem e a instalação de placas fotovoltaicas nos campi de Uberlândia, Ituiutaba e Monte Carmelo.

Captura de tela do Painel de Eficiência Energética da UFU, interativo e disponibilizado online.

Com essas ações, além do benefício para o meio ambiente, a instituição também economiza, anualmente, cerca de 2 milhões de reais, como é possível conferir nessa base pública de dados. Dando continuidade a esses esforços, foi submetido ao edital da Eletrobrás (Chamada Pública Procel – Eficiência Energética no Setor Público) uma proposta técnica de aprimoramento das medidas de eficiência energética nos blocos 1A e 1B do campus Monte Carmelo. A execução desse projeto possibilita que a economia anual por meio de empreendimentos de eficiência energética dobre, de acordo com o Diretor de Sustentabilidade da UFU, Nelson Barbosa.

Além do projeto submetido pela universidade, o único outro beneficiário do edital foi o Hospital Estadual Infantil e Maternidade Alzir Bernardino Alves, em Vilha Velha, no Espírito Santo. Chamadas Públicas como essa são essenciais para a execução de projetos de grande escala com captação de renda extra orçamentária, permitindo uma diversificação de fontes de financiamento e o desenvolvimento de projetos nos setores sociais e ambientais.

Captura de tela do resultado do edital Procel.

Em um mundo cada vez mais preocupado com a urgência climática, medidas de promoção de eficiência energética no setor público se tornam imprescindíveis, não só por um racionamento de recursos naturais, como também pelo exemplo a ser estabelecido para a comunidade civil e o alinhamento com políticas e acordos internacionais.